Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.
Nos siga no
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
19:21 17.04.2022
Romênia pode optar por gás israelense, diz ministro da Energia
O ministro da Energia da Romênia, Virgil Popescu, discutiu a possibilidade de comprar gás israelense durante uma visita a Israel.
"Queremos nos encontrar com empresas que estejam dispostas a investir na Romênia. Queremos falar sobre energias renováveis. Queremos falar sobre investimento, e temos que comprar gás, porque o principal assunto para a próxima semana é a redução da dependência da Rússia gás", disse Popescu em entrevista ao jornal Jerusalem Times, publicada no domingo (17).
17:22 17.04.2022
Pequena igreja ortodoxa em Paris incendiada
A Igreja de São Serafim de Sarov, uma pequena igreja ortodoxa de madeira em Paris, foi incendiada neste domingo (17).
A igreja foi consumida pelo fogo em poucos minutos, e sua coleção de ícones foram perdidos. Ao mesmo tempo, o incêndio poupou a oficina próxima e uma casa do século XVIII.
Bombeiros evacuaram três padres, que não foram feridos, mas ficaram chocados com o que aconteceu.
Peritos forenses estão agora tentando identificar a causa do incêndio. Ainda não se sabe se foi um acidente ou incêndio criminoso.
A primeira capela da Igreja de São Serafim de Sarov foi construída na década de 1930, quando a comunidade russa do 15º arrondissement era uma das maiores da capital francesa.
Foi reconstruída em 1974, mas com o passar dos anos a igreja começou a arrecadar doações para reforma. Era um local favorito dos parisienses ortodoxos.
Rápida e impressionante intervenção dos serviços públicos (bombeiros, polícias e médicos) para controlar o incêndio na Igreja Ortodoxa de Saint-Seraphin de Sarov.
16:40 17.04.2022
Putin quer participar de investigação internacional sobre crimes na Ucrânia
16:16 17.04.2022
Neonazistas ucranianos estão bloqueados
16:16 17.04.2022
Moldávia se recusou a vender caças MiG-29 para a Ucrânia
Ucrânia pediu à Moldávia para vender ou entregar seus caças MiG-29, mas o país recusou o pedido para não prejudicar suas relações com a Rússia, informou o site ucraniano European Pravda neste domingo (17), citando fontes.
De acordo com a agência de notícias, Kiev fez o pedido durante os primeiros dias da operação especial russa, mas foi rejeitado pela liderança da Moldávia, que explicou que não queria irritar Moscou, pois poderia ver esse movimento como uma violação do princípio da neutralidade.
O Ministério da Defesa da Moldávia tem seis caças MiG-29, que estão operacionais, mas não são implantados há muito tempo.
De acordo com a agência de notícias, Kiev fez o pedido durante os primeiros dias da operação especial russa, mas foi rejeitado pela liderança da Moldávia, que explicou que não queria irritar Moscou, pois poderia ver esse movimento como uma violação do princípio da neutralidade.
O Ministério da Defesa da Moldávia tem seis caças MiG-29, que estão operacionais, mas não são implantados há muito tempo.
© AFP 2023 / Atta Kenare
15:25 17.04.2022
Forças russas derrubam 2 caças ucranianos
15:07 17.04.2022
Iraque pretende exportar mais petróleo à Europa
O Iraque está procurando mais mercados para vender petróleo em meio à redução do fornecimento da Rússia devido à crise na Ucrânia, anunciou o Ministério do Petróleo do país do Oriente Médio.
"Iraque é um dos exportadores de petróleo, e pretende usar seu papel para satisfazer as demandas do mercado global, especialmente de países europeus", disse Shaker Mahmoud Khalaf, diretor de projetos do Ministério do Petróleo do Iraque, à Sputnik.
15:02 17.04.2022
Roscosmos: setor espacial da Europa sofrerá mais que o da Rússia por causa das sanções
13:01 17.04.2022
Zelensky declara que Ucrânia está pronta para combater durante 10 anos
12:13 17.04.2022
Militantes ucranianos em Mariupol recusam rendição
Os militantes ucranianos estão se refugiando nas fábricas Azovstal e Ilyich de Mariupol tendo recusado a oferta de rendição, informa correspondente da Sputnik."
A situação na vanguarda é tensa, mas estamos avançando estavelmente, já entramos na Azovstal. A Ilyich é praticamente nossa [...] Qual trégua? Falar de quê? Eles ignoraram nossa iniciativa e receberam a resposta", contou o comandante de uma subunidade militar da República Popular de Donetsk.
11:20 17.04.2022
Zelensky espera Biden na Ucrânia
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, espera que seu homólogo americano Joe Biden faça uma visita a Kiev.
"Penso que virá. Claro que é sua decisão, e, claro, a questão é a segurança. [...] Mas penso que, sendo líder dos EUA, ele deve viajar para cá e ver", opinou ele em resposta à pergunta se quer ver Biden na capital ucraniana durante entrevista à emissora CNN.
A Casa Branca já afirmou que o chefe de Estado norte-americano não viajaria à Ucrânia.
Zelensky também disse que convidou o presidente francês Emmanuel Macron a visitar quando pudesse.
09:00 17.04.2022
Berlim critica embaixador ucraniano por ataque a presidente alemão
Sigmar Gabriel, ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha (2017-2018), acusou Andrei Melnik, embaixador da Ucrânia em Berlim, de disseminar "teorias de conspiração" sobre Frank-Walter Steinmeier, presidente alemão.
"Uma versão bem mais perigosa das teorias de conspiração são as afirmações de Andrei Melnik [...] que [...] Frank-Walter Steinmeier, durante seus anos ativos na política, durante décadas criou uma teia de contatos com a Rússia, que também influencia o governo [alemão] atual", escreveu Gabriel na revista Der Spiegel.
Na opinião do ex-MRE alemão, essas afirmações são "falsas e mal-intencionadas", pois seu antecessor no cargo fez entre 2013 e 2017, junto com a chanceler alemã Angela Merkel, "mais que qualquer outra pessoa na Europa para apoiar a Ucrânia". Sigmar Gabriel apontou que Steinmeier defende uma resolução diplomática dos conflitos, que sublinha ser necessária para acabar com o atual conflito, e diz que o falhanço dos acordos de Minsk também é explicado pela situação política na Ucrânia.
Melnik respondeu lembrando que Steinmeier defendeu o gasoduto Nord Stream 2.
08:20 17.04.2022
Ausência de corredores humanitários
Irina Vereschuk, vice-premiê da Ucrânia, negou que existam corredores humanitários neste domingo (17) para a evacuação de cidadãos e entrega de ajuda às pessoas.
"Infelizmente, hoje não abrimos corredores humanitários. Estamos fazendo todos os esforços para fazer os corredores humanitários operarem novamente o mais rápido possível", anunciou ela.
06:37 17.04.2022
Vídeo da Defesa russa mostra helicópteros Mi-28N atacando posições de equipamentos ucranianos em área arborizada
06:02 17.04.2022
Briefing do Ministério da Defesa russo na manhã de 17 de abril:
Mais 68 instalações militares foram destruídas nesta noite na Ucrânia, inclusive seis armazéns de munições de mísseis e artilharia e de combustível;
Mísseis russos de alta precisão destruíram uma fábrica de munições na região de Kiev;
A aviação russa atingiu quatro concentrações de pessoal e equipamento da Ucrânia, em resultado do que foram eliminados mais de 50 militares ucranianos;
Grupos de operações especiais russos resgataram e salvaram reféns muçulmanos que eram mantidos em uma das mesquitas de Mariupol.
05:50 17.04.2022
Kiev proibiu realização de negociações sobre rendição e ordenou aos nacionalistas do batalhão Azov para fuzilarem todos os que estiverem dispostos a depor as armas, diz Defesa russa
05:49 17.04.2022
Forças Armadas da Rússia aniquilam 1.035 mercenários estrangeiros na Ucrânia, diz MD
No total, desde o início da operação militar especial, Kiev atraiu para a Ucrânia 6.824 mercenários estrangeiros de 63 países. Em resultado dos combates o número de mercenários continua decrescendo e hoje em dia há 4.877 combatentes, informou o representante da entidade.
Assim, o Exército russo eliminou 1.035 mercenários, enquanto outros 912 fugiram do território ucraniano, detalhou.
04:44 17.04.2022
Presidente da Comissão Europeia exorta UE a fornecer armas a Kiev o mais rápido possível
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, exortou os países da UE a fornecerem mais armas à Ucrânia o mais rapidamente possível, em meio à operação militar especial russa em curso.
"Para todos os Estados-membros, aqueles que podem, devem entregar [armas] rapidamente, porque só assim a Ucrânia pode sobreviver em sua luta defensiva aguda contra a Rússia", afirmou von der Leyen.
04:21 17.04.2022
Governo russo aumenta temporariamente cotas de exportação para produtores de fertilizantes russos até 31 de maio
03:45 17.04.2022
Combatentes do batalhão Azov instalam armazém de munições no porão do complexo de saúde em Urzuf
Os neonazistas do regimento ucraniano Azov, contra cujos combatentes a Rússia teve início um processo penal, instalaram um armazém de munições no território do complexo de saúde Yalta no povoado de Ursuf, nos arredores de Mariupol, informa o correspondente da Sputnik.