- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia fecha consulados dos Países Bálticos e declara seus funcionários personae non gratae

© Sputnik / Vitaly BelousovPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo (à direita, no primeiro plano) em Moscou, Rússia, foto publicada em 24 de março de 2022
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo (à direita, no primeiro plano) em Moscou, Rússia, foto publicada em 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou o fechamento de consulados dos Países Bálticos em São Petersburgo e Pskov, com todos os seus funcionários sendo declarados personae non gratae.
A Rússia está fechando os consulados da Letônia em São Petersburgo e Pskov, e os da Estônia e Lituânia em São Petersburgo, e todos os seus funcionários foram declarados personae non gratae, anunciou nesta quinta-feira (21) o Ministério das Relações Exteriores russo.

"Em 21 de abril, foram chamados ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia os embaixadores M. Riekstins, da Letônia, M. Laidre, da Estônia, e V. Umbrasene, encarregada de negócios interina da Lituânia. Foi expressado aos chefes das missões diplomáticas um forte protesto contra o fechamento dos consulados gerais russos em Klaipeda, Liepaye, Daugavpils, Narva e o escritório do departamento consular da embaixada russa na Estônia [Tartu]", indicou a declaração.

A chancelaria russa acrescentou que, com base no princípio da reciprocidade e na prestação de assistência militar pelas autoridades desses países ao governo de Kiev, e seu encobrimento de crimes cometidos por nacionalistas ucranianos contra civis em Donbass e na Ucrânia, foi decidido cessar o funcionamento do Consulado-Geral da Letônia em São Petersburgo, do consulado letão em Pskov, do Consulado-Geral da Estônia em São Petersburgo e de seu escritório em Pskov, e do Consulado-Geral da Lituânia em São Petersburgo.
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Panorama internacional
Rússia expulsa 3 diplomatas da Estônia e 3 da Letônia
"Os chefes e outros funcionários consulares das missões consulares da Estônia e da Letônia mencionados são declarados personae non gratae, e os funcionários consulares e trabalhadores administrativos e técnicos das referidas instituições sem cidadania da Federação da Rússia, são declarados inadmissíveis", definiu a chancelaria russa.
"Exigimos que todas as pessoas mencionadas deixem o território da Federação da Rússia nos mesmos prazos que foram dados para a saída de funcionários de missões consulares russas desses países", concluiu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала