- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Ilhas Salomão concordam em lançar diálogo estratégico de alto nível, diz Casa Branca

© AFP 2023 / DREW ANGERERVisão da Casa Branca em Washington, DC, 15 de abril de 2022
Visão da Casa Branca em Washington, DC, 15 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2022
Nos siga no
De acordo com Washington, os países devem estabelecer um canal de diálogo sobre questões estratégicas e de interesse mútuo, como segurança e desenvolvimento econômico.
Nesta sexta-feira (22), a Casa Branca afirmou que os Estados Unidos e as Ilhas Salomão concordaram em lançar um diálogo estratégico de alto nível.
"Neste momento crítico, os Estados Unidos e as Ilhas Salomão concordaram em lançar um diálogo estratégico de alto nível, copresidido no lado norte-americano pela Casa Branca e pelo Departamento de Estado", disse a Casa Branca em comunicado à imprensa.
Segundo o comunicado, ambos os lados concordaram em se concentrar em questões de segurança de interesse mútuo, desenvolvimento econômico e social, saúde pública, bem como finanças e dívida.
Na última terça-feira (12), a China e as Ilhas Salomão assinaram um acordo-quadro (quando as partes envolvidas não chegam em consenso sobre todos os temas de seu interesse) sobre cooperação em segurança para aumentar a estabilidade social e a tranquilidade de longo prazo nas Ilhas Salomão, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.
Primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, e o líder de oposição, Anthony Albanese, durante primeiro debate da eleição federal marcada para maio de 2022, 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2022
Panorama internacional
'Fracasso maciço': premiê da Austrália é acusado de falhar na questão do acordo China-Ilhas Salomão
O comunicado ainda garante que os EUA vão responder de acordo caso a China estabeleça uma presença militar permanente nas Ilhas Salomão.
"Se forem tomadas medidas para estabelecer uma presença militar permanente de fato, capacidades de projeção de poder ou uma instalação militar, a delegação observou que os Estados Unidos teriam preocupações significativas e responderiam de acordo", disse a Casa Branca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала