Porta-aviões dos EUA é destacado com outros navios da OTAN para perto do mar Mediterrâneo (FOTO)
10:16 24.04.2022 (atualizado: 06:09 25.04.2022)
© AFP 2023 / Denis LovrovicUSS Harry S. Truman, porta-aviões movido a energia nuclear dos EUA, ancorado em frente à cidade de Split, Croácia
© AFP 2023 / Denis Lovrovic
Nos siga no
O grupo de ataque do porta-aviões USS Harry S. Truman entrou no mar Adriático com outros navios de guerra da OTAN como parte de "operações navais para manter e gerar estabilidade e segurança marítimas".
O grupo liderado pelo porta-aviões movido a energia nuclear norte-americano USS Harry S. Truman entrou no sábado (23) no norte do mar Adriático, no norte do mar Mediterrâneo, informou a 6ª Frota da Marinha dos EUA.
.@USSHARRYSTRUMAN is in Trieste, 🇮🇹!
— U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S. Sixth Fleet (@USNavyEurope) April 23, 2022
Truman and other ships of the carrier strike group pulled into Trieste and Porto di Marghera for scheduled port visits to enhance 🇺🇸-🇮🇹 relations.#WeAreNATO #StrongerTogether
For more: https://t.co/Tfvv65FECV
O USS Harry S. Truman está em Trieste, Itália!
Truman e outros navios do grupo liderado pelo porta-aviões atracaram em Trieste e Porto di Marghera para visitas de porto planejadas para melhorar as relações EUA-Itália.
Trata-se de uma escala programada no porto de Trieste, Itália, depois de realizar operações com o porta-aviões italiano Cavour (C 550), navios de superfície da Marinha da Itália e a fragata norueguesa Fridtjof Nansen. Enquanto isso, o cruzador USS San Jacinto, dos EUA, fez escala no porto italiano de Marghera.
"Todos os envolvidos demonstraram nossa capacidade de se integrar sem problemas", resumiu o contra-almirante Curt Renshaw, comandante do Grupo de Ataque de Porta-aviões 8.
De acordo com o capitão Gavin Duff, comandante do Truman, "embora o fortalecimento do compromisso dos EUA com a aliança da OTAN seja chave para a presença de Truman na região, as visitas a portos rotineiras oferecem a oportunidade de reforçar nossa conexão duradoura com a Itália. Um aspecto significativo deste destacamento está centrado nas nossas relações de longa data com os aliados e parceiros europeus, que incluem a Itália".
O comunicado da Marinha dos EUA descreve a missão, realizada entre as costas da Itália e dos Bálcãs ocidentais, como "apoio de operações navais para manter e gerar estabilidade e segurança marítimas, para os interesses dos EUA, aliados e parceiros na Europa e na África".
Lançado em 1996, o USS Harry S. Truman pode transportar até 6.250 tripulantes e 90 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros. Em janeiro e fevereiro ele participou dos Neptune Strike 22, exercícios marítimos da OTAN no Mediterrâneo.