Moscou firma acordos com Azerbaijão e Armênia e reduz efeitos de sanções ocidentais, anuncia MRE
00:54 25.04.2022 (atualizado: 05:18 25.04.2022)
© Sputnik / Maria DevakhinaPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia
© Sputnik / Maria Devakhina
Nos siga no
Moscou tomou medidas oportunas para reduzir os riscos das ações do Ocidente, firmando acordos em moedas nacionais com o Azerbaijão e a Armênia, informou à Sputnik Denis Gonchar, diretor do Quarto Departamento da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"Começamos a tomar medidas com antecedência para reduzir os riscos associados às ações realmente inescrupulosas do Ocidente na economia global", disse Gonchar, respondendo à questão de como a crise nas relações da Rússia com o Ocidente afeta a cooperação de Moscou com o Azerbaijão e a Armênia.
O diplomata avalia que a arquitetura dos laços econômicos russo-azerbaijano é "pouco afetada por fatores externos negativos e se adapta rapidamente a situações não padronizadas".
Segundo ele, com base em estimativas de especialistas, cerca de 30% de todo o comércio entre a Rússia e o Azerbaijão é realizado em rublos.
O diretor do MRE ressaltou ainda que a Rússia continua sendo um dos principais parceiros econômicos do Azerbaijão, ocupando a primeira posição entre importadores de produtos petrolíferos do país.
© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaEm Baku, no Azerbaijão, o ministro azeri das Relações Exteriores, Jeyhun Bayramov, fala durante coletiva de imprensa após encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em 11 de maio de 2021
Em Baku, no Azerbaijão, o ministro azeri das Relações Exteriores, Jeyhun Bayramov, fala durante coletiva de imprensa após encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em 11 de maio de 2021
© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Quanto à Armênia, Gonchar afirmou que a Rússia "vem conduzindo ativamente uma busca por novos nichos de interação" econômica.
Segundo ele, essa intenção foi discutida durante conversas realizadas em Moscou, em 11 a 12 de abril, com a presença do ministro da Economia da Armênia, Vahan Kerobyan, e de ministros russos das pastas do Desenvolvimento Econômico, da Indústria e Comércio, da Agricultura e do Desenvolvimento Digital.
"A consideração deste tópico continuou no mais alto nível, em particular nas reuniões do [primeiro-ministro armênio] Nikol Pashinyan com Vladimir Putin [presidente da Rússia] e Mikhail Mishustin [primeiro-ministro russo], em 19 e 20 de abril, sobre o uso de moedas nacionais em acordos no comércio mútuo. Yerevan já começou a pagar o gás em rublos", disse o diplomata.