- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia está discutindo com EUA ação de 'reunificação' com Ucrânia Ocidental, diz inteligência russa

© AP Photo / Czarek SokolowskiPessoas seguram bandeiras polonesa (à direita) e ucraniana amarradas durante uma manifestação de apoio ao movimento de oposição na Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 23 de fevereiro de 2014
Pessoas seguram bandeiras polonesa (à direita) e ucraniana amarradas durante uma manifestação de apoio ao movimento de oposição na Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, 23 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2022
Nos siga no
A Polônia está pensando em implantar suas forças de manutenção da paz em algumas regiões do oeste da Ucrânia sob o pretexto de protegê-las da Rússia, de acordo com o chefe do Serviço de Inteligência Externa da Rússia, Sergei Naryshkin.
De acordo com Naryshkin, Varsóvia e Washington estão trabalhando em um plano para "reunir" a Polônia com o oeste da Ucrânia.
"De acordo com informações recebidas pelo Serviço de Inteligência Externa da Rússia, Washington e Varsóvia estão trabalhando em planos para estabelecer um controle político-militar polonês sobre 'suas posses históricas' na Ucrânia", disse Naryshkin nesta quinta-feira (28).
A primeira etapa da suposta "reunificação" pode ser o envio de tropas polonesas para o oeste da Ucrânia, observou ele. Varsóvia poderia enviar seus contingentes militares para algumas regiões da Ucrânia Ocidental para "protegê-las da agressão russa".
No entanto, o oficial de inteligência acrescentou que as tropas polonesas serão implantadas apenas nas regiões onde o risco de confronto com as forças russas é mínimo.
Tanque polonês dispara durante Crystal Arrow 2022, exercícios militares da OTAN, no polígono de Adazi, Letônia, 11 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2022
Panorama internacional
Polônia dá US$ 1,6 bilhão em armas a Kiev 'para defender a soberania ucraniana, polonesa e europeia'
"As 'missões de combate' prioritárias dos militares poloneses incluirão a interceptação gradual da Guarda Nacional da Ucrânia do controle sobre instalações estratégicas localizadas lá", disse ele.
Naryshkin disse que os acordos preliminares entre Varsóvia e Washington sobre o assunto preveem a "reunificação" sem mandato da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas com a participação dos Estados dispostos a fazê-lo. No entanto, a Polônia ainda não conseguiu chegar a nenhum acordo com os potenciais membros da "coalizão dos afins".
"Os serviços secretos poloneses já estão procurando representantes 'concordantes' da elite ucraniana para formar um contrapeso 'democrático' aos nacionalistas voltado para Varsóvia", disse o alto funcionário da inteligência. "De acordo com os cálculos do governo polonês, uma consolidação preventiva no oeste da Ucrânia provavelmente dividirá o país."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала