Ancara responderá de imediato se Grécia violar espaço aéreo da Turquia, adverte ministro da Defesa

© AP PhotoCaça norte-americano F-15 decola da base aérea de Incirlik, Turquia, dezembro de 2015 (foto de arquivo)
Caça norte-americano F-15 decola da base aérea de Incirlik, Turquia, dezembro de 2015 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2022
Nos siga no
Ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, acusou a Grécia de "continuar obstinadamente com suas ações provocadoras" nos mares Egeu e Mediterrâneo, apesar da postura de Ancara centrada na "boa vizinhança, nas relações internacionais e no diálogo", informou mídia turca nesta segunda-feira (2).
"Vamos definitivamente reagir a quaisquer ações contra nós. Nossa Força Aérea está mostrando a resposta necessária às suas violações. Nossa esquadra está em estado de prontidão. Está fazendo todo o necessário para proteger nossas jurisdições marítimas", disse Akar aos jornalistas.
O ministro turco disse ainda que Ancara se recusou a participar nos exercícios da OTAN na Grécia devido a desacordos com Atenas.
"Nós nos retiramos dos exercícios Tiger Meet, dissemos que não iríamos a este exercício. Dissemos que não permitiremos tentativas de exploração", ressaltou ele.
Anteriormente, a Grécia acusou a Turquia de violar seu espaço aéreo no mar Egeu com caças. Ancara respondeu dizendo que Atenas realizou "provocações" na região.
Kyriakos Mitsotakis (à esquerda) e Recep Tayyip Erdogan (à direita), presidentes da Grécia e da Turquia, respetivamente, durante encontro em Istambul, Turquia, 13 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2022
Panorama internacional
Turquia recusa participar de exercícios militares da OTAN em meio a desacordos com a Grécia
Sendo ambos membros da OTAN, os dois países tomam frequentemente parte de manobras do bloco militar. A Grécia e a Turquia têm estado em desacordo nas últimas décadas em várias questões-chave, incluindo disputas territoriais no leste do mar Mediterrâneo.
Outro tópico sensível é a divisão greco-turca no Chipre, pois a Turquia invadiu a parte setentrional da ilha em 1974 e proclamou a República Turca do Norte do Chipre, que é apenas reconhecida por Ancara.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала