Novo tipo de aurora é descoberto na atmosfera superior de Marte
© Foto / Pixabay / OrlandowMarte (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / Orlandow
Nos siga no
Os cientistas do projeto de exploração de Marte dos Emirados Árabes Unidos informaram que a sonda Hope registrou um novo tipo de aurora no Planeta Vermelho.
De acordo com os cientistas, o novo tipo deste fenômeno abriu novas áreas para pesquisa em torno do plasma altamente dinâmico.
O momento foi registrado quando uma tempestade solar atingiu Marte, provocando "uma corrente de elétrons do vento solar mais rápida e turbulenta do que a habitual".
Observations of a stunning new type of Martian aurora by EMM’s Hope probe open up new areas for investigating Mars' highly dynamic plasma environment. pic.twitter.com/VBn6FLRbtH
— Hope Mars Mission (@HopeMarsMission) April 27, 2022
Observações de um novo e impressionante tipo de aurora marciana pela sonda Hope do EMM abrem novas áreas para pesquisar o ambiente de plasma altamente dinâmico de Marte.
Segundo os cientistas, os elétrons foram energizados por campos elétricos na magnetosfera de Marte, impactando-se contra os átomos e moléculas que integram a atmosfera superior do planeta.
O novo tipo de aurora possui longas linhas de emissão de elétrons energizados na atmosfera superior, que se estendem por milhares de quilômetros, causadas pelas condições de energização de elétrons na cauda magnética.
The observations are made by EMUS at a wavelength of 130.4 nm, showing where the energetic electrons are smashing into atoms & molecules in the Martian upper atmosphere. These electrons come from the solar wind and are energized by electric fields in Mars’ magnetosphere. pic.twitter.com/INkW9oHQ2b
— Hope Mars Mission (@HopeMarsMission) April 27, 2022
As observações são feitas por EMUS [Unidades Móveis Extraveiculares] em um comprimento de onda de 130,4 nm, mostrando onde os elétrons energizados estão colidindo com átomos e moléculas na atmosfera marciana superior. Estes elétrons surgem do vento solar e são energizados por campos elétricos na magnetosfera de Marte.
Os especialistas afirmaram que a descoberta permite obter fotos sinóticas da atmosfera de quase todo o disco para pesquisar os fenômenos e interações atmosféricas.