Brasil: Banco Central eleva taxa de juros ao maior patamar desde janeiro de 2017
22:26 04.05.2022 (atualizado: 22:39 04.05.2022)
© Folhapress / Antonio MolinaHomem caminha em frente à fachada da sede do Banco Central em Brasília, 11 de janeiro de 2022.
© Folhapress / Antonio Molina
Nos siga no
Nesta quarta-feira (4), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a elevação da taxa básica de juros, Selic, em um ponto percentual. Com isso, a Selic saiu de 11,75% para 12,75% ao ano.
O aumento ratificado pelo Copom de forma unânime é o décimo consecutivo e coloca a Selic no maior patamar desde janeiro de 2017, quando a taxa de juros estava em 13%. Segundo o órgão do Banco Central, o objetivo do aumento é segurar a alta da inflação.
Em março deste ano, o Banco Central já havia sinalizado que elevaria a taxa, portanto o aumento anunciado nesta quarta-feira (4) era esperado.
© Folhapress / Roberto GardinalliEm Limeira, no interior de São Paulo, alimentos são precificados em supermercado, em 11 de janeiro de 2022.
Em Limeira, no interior de São Paulo, alimentos são precificados em supermercado, em 11 de janeiro de 2022.
© Folhapress / Roberto Gardinalli
Em comunicado, o Copom aponta como "provável" um novo aumento da Selic, o deve ocorrer em junho. Apesar disso, o comitê afirma que o aumento será abaixo de um ponto percentual.
"O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", disse no documento.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA, principal índice da inflação no Brasil, está em 11,3% no acumulado de 12 meses. Segundo o mais recente boletim Focus, o relatório de mercado do Banco Central, a expectativa é de que a Selic termine o ano em 13,25% e a inflação chegue a 7,89%.