Helicóptero da NASA analisa formações rochosas no fundo de cratera em Marte (FOTO)
© Foto / Pixabay / BlenderTimerMarte (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / BlenderTimer
Nos siga no
Durante o seu voo mais recente, o helicóptero Ingenuity da NASA observou várias cristas perto do antigo delta de um rio na cratera Jezero em Marte.
A linha de cumeada chamada Fortun Ridge é uma característica geológica de interesse para os cientistas, porque os dados coletados da órbita e à distância pelo rover Perseverance indicam que este local é a fronteira entre as duas principais formações rochosas no fundo da cratera.
A equipe de cientistas vai agora comparar as imagens da linha de cumeada do Voo 27 com os dados coletados pelo Ingenuity e o rover Perseverance de outra formação semelhante angular chamada Artuby, na região South Seitah da cratera.
Esta comparação pode ajudar os pesquisadores a entender melhor a história do fundo da cratera e, possivelmente, as forças que desempenhavam um papel importante nessa parte da cratera Jezero há bilhões de anos.
Scouting for the rover 👀#MarsHelicopter completed Flight 27 on April 23 and surveyed a ridgeline for @NASAPersevere’s science team. Data from this geologic feature of interest indicate it’s a major boundary between two rock units on the crater floor. https://t.co/oppJoCFjeo pic.twitter.com/sekRJ4ozL8
— NASA JPL (@NASAJPL) May 4, 2022
Procurando pelo rover. Helicóptero em Marte completou o Voo 27 em 23 de abril e analisou uma linha de cumeada para a equipe científica do Perseverance da NASA. Dados desta característica geológica de interesse indicam que é uma importante fronteira entre duas unidades rochosas no fundo da cratera.
"Ingenuity não só fornece imagens de uma perspectiva aérea, mas permite que nossa equipe esteja em dois lugares ao mesmo tempo em Marte. Enviando o rover para explorar e analisar em um local enquanto se lança o helicóptero para vistoriar outro a mais de 100 metros de distância é uma grande economia de tempo", disse Ken Farley do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e cientista do projeto Perseverance.
Em meados de abril o helicóptero Ingenuity capturou a imagem do paraquedas e da cápsula que ajudaram o rover Perseverance a pousar na cratera Jezero no dia 18 de fevereiro de 2021.
Essa missão da NASA busca encontrar indícios de antiga vida microbiana, coletar e armazenar pequenas amostras de rochas marcianas, bem como coletar dados sobre a geologia e o clima de Marte, abrindo o caminho para a exploração humana.