EUA forneceram inteligência à Ucrânia para ataque ao cruzador russo Moskva, diz NYT
01:59 06.05.2022 (atualizado: 08:46 06.05.2022)
© Sputnik / Assessoria de imprensa da Frota do Mar Negro da Marinha russaO cruzador de mísseis Moskva participa de exercícios militares na costa da Crimeia, na Rússia, em 18 de fevereiro de 2022.
© Sputnik / Assessoria de imprensa da Frota do Mar Negro da Marinha russa
Nos siga no
Os Estados Unidos forneceram informações de seus serviços de inteligência à Ucrânia para o ataque contra o cruzador de mísseis Moskva, em abril. A informação foi veiculada na quinta-feria (5) pela mídia norte-americana.
Conforme publicou o jornal The New York Times na quinta-feira (5), dois oficiais importantes norte-americanos disseram que os EUA confirmaram informações de inteligência obtidas pela Ucrânia nos planos para o ataque contra o navio de guerra russo.
Ainda segundo a publicação, outros oficiais afirmaram que as informações fornecidas pelos EUA foram cruciais na realização do ataque. Já um outro oficial afirmou que os EUA ajudaram com mais do que a confirmação da localização do navio.
© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyO cruzador Moskva navega durante preparações para do desfile do Dia da Marinha Russa, em Sevastopol, 23 de julho de 2021.
O cruzador Moskva navega durante preparações para do desfile do Dia da Marinha Russa, em Sevastopol, 23 de julho de 2021.
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o cruzador Moskva afundou em 13 de abril enquanto era rebocado para reparos em Sevastopol. O navio de guerra foi danificado após um incêndio, que levou à explosão de munições. Washington e Kiev afirmam que o navio afundou devido ao ataque com dois mísseis ucranianos.
Pelo menos um marinheiro morreu e outros 27 estão desaparecidos devido ao incidente. Os outros 396 tripulantes da embarcação foram resgatados e levados para Sevastopol, segundo o Ministério da Defesa russo.