Federação Internacional de Tênis suspende filiação da Rússia e de Belarus
01:58 07.05.2022 (atualizado: 02:11 07.05.2022)
© AP Photo / Petr David JosekAs bandeiras da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) e do torneiro Roland Garros com a torre Eiffel no fundo, em Paris, França, 29 de maio de 2017.
© AP Photo / Petr David Josek
Nos siga no
Na sexta-feira (6), a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) decidiu suspender a filiação da Federação Russa de Tênis (FRT), disse à Sputnik o presidente da organização russa, Shamil Tarpischev.
A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da ITF, na sexta-feira (6).
"As atividades da Federação Russa de Tênis foram oficialmente suspensas. A decisão foi tomada em votação geral. Isso já era esperado. Eles suspenderão a nossa filiação e a de Belarus. Essencialmente, essa era uma questão já decidida", disse Tarpischev.
Em março, a ITF suspendeu a FRT, a Federação Belarussa de Tênis e cancelou todos os torneios marcados em ambos os países devido à operação militar russa na Ucrânia.
Após a decisão de março, atletas da Rússia e de Belarus só podem competir em torneios regulamentados pela Associação de Profissionais de Tênis (ATP, na sigla em inglês), da Associação Feminina de Tênis (WTA) e como atletas neutros. A ATP e a WTA também cancelaram a Copa Kremlin, que seria realizada em Moscou em outubro deste ano.
© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyUm soldado das tropas de engenharia do Distrito Militar do Sul mantém guarda no local da restauração do Canal Norte da Crimeia, na região de Kherson, Ucrânia, 25 de abril de 2022.
Um soldado das tropas de engenharia do Distrito Militar do Sul mantém guarda no local da restauração do Canal Norte da Crimeia, na região de Kherson, Ucrânia, 25 de abril de 2022.
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
Pelos mesmos motivos, os organizadores do torneio de Wimbledon, um dos mais prestigiados do esporte, suspenderam a participação de atletas russos e belarussos. O torneio será realizado entre 27 de junho de 10 de julho.
Em fevereiro, a Rússia deflagrou uma operação militar especial na Ucrânia após as recém-reconhecidas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) solicitarem apoio militar a Moscou. Após o início da operação, os EUA e seus parceiros lançaram uma série de pacotes abrangentes de sanções contra o Kremlin.