MD russo: evacuação de civis de Azovstal é concluída sob esforços sem precedentes da Rússia
15:44 07.05.2022 (atualizado: 17:50 07.05.2022)
© Sputnik / Aleksei KudenkoUm ônibus com civis evacuados de Azovstal deixa a área da planta siderúrgica, em Mariupol, República Popular de Donetsk, 6 de maio de 2022
© Sputnik / Aleksei Kudenko
Nos siga no
A operação humanitária para a evacuação de civis da planta siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, foi concluída, disse o general Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, neste sábado (7).
Mizintsev ressaltou que a evacuação ocorreu devido a medidas sem precedentes da Rússia, com 51 pessoas resgatadas, incluindo 22 mulheres e 11 crianças.
"Graças às medidas sem precedentes tomadas pela liderança da Federação da Rússia, com participação ativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e de oficiais do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a operação humanitária para a evacuação de civis da planta siderúrgica de Azovstal terminou hoje", afirmou o militar russo.
© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensMilitar da Milícia Popular de Donetsk fala com refugiados na saída da cidade de Mariupol.
Militar da Milícia Popular de Donetsk fala com refugiados na saída da cidade de Mariupol.
© Sputnik / Maksim Blinov
/ O general também divulgou a atualização dos dados sobre a evacuação geral de refugiados na Ucrânia pela Rússia.
"Apesar das dificuldades e obstáculos causados por Kiev, nas últimas 24 horas, sem o envolvimento de autoridades ucranianas, 18.583 pessoas, incluindo 1.841 crianças, foram evacuadas para a Rússia de áreas perigosas nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e da Ucrânia", afirmou.
No total, segundo Mizintsev, 1.165.957 pessoas, incluindo 205.640 crianças, foram evacuados desde o início da operação militar russa na Ucrânia, deflagrada em 24 de fevereiro por Moscou.