Desfile militar e marcha do Regimento Imortal em Angola marcam 77 anos da Vitória (VÍDEO, FOTOS)
11:39 09.05.2022 (atualizado: 12:36 09.05.2022)
© FotoMarcha do Regimento Imortal em Luanda, Angola, 9 de maio de 2022
© Foto
Nos siga no
Em 9 de maio, na capital de Angola ocorreram celebrações marcando o 77º aniversário da Vitória na Grande Guerra pela Pátria.
O embaixador russo na República de Angola, Vladimir Tararov, fez um discurso solene e parabenizou todos pela Grande Vitória, destacando o papel da União Soviética na libertação da Europa do fascismo e na formação de um sistema internacional justo.
Além dele, discursou o assessor militar principal do comandante supremo das Forças Armadas de Angola, tenente-general Krasin.
No âmbito dos eventos em comemoração do aniversário, também foi organizado um desfile militar e uma cerimônia de condecoração dos líderes do Exército angolano e de militares russos.
© FotoDesfile militar que assinala o 77º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, Luanda, Angola, 9 de maio de 2022
Desfile militar que assinala o 77º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, Luanda, Angola, 9 de maio de 2022
© Foto
A festa culminou na tradicional marcha do Regimento Imortal, da qual participaram os russos que moram e trabalham no território de Angola, tal como cidadãos ucranianos e também os funcionários da Embaixada russa no país com seus familiares. Eles marcharam pelas ruas carregando os retratos dos veteranos em homenagem aos heróis da guerra.
© FotoMarcha do Regimento Imortal em Luanda, capital angolana, 9 de maio de 2022
Marcha do Regimento Imortal em Luanda, capital angolana, 9 de maio de 2022
© Foto
Ao evento assistiram representantes da liderança militar da república: o secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, almirante José Maria de Lima, o inspetor-geral do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, Marques Correia "Banza", o vice-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas de Angola para Assuntos Operativos e Desenvolvimento, coronel-general Geraldo Abreu Muengo Ukwachitembo "Kamorteiro", o vice-presidente do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas de Angola para Educação Patriótica, coronel-general João António Santana "Lungo", e o chefe das Forças Terrestres do Exército angolano, coronel-general Jaque Raúl.
Anteriormente, em 5 de maio, a ação Regimento Imortal ocorreu na escola da Embaixada da Rússia em Angola. Depois do evento, os alunos e professores da entidade prepararam um concerto com canções, cenas teatrais e poesia dedicadas à guerra.
A celebração terminou com a cerimônia solene de admissão de novos membros nas fileiras do movimento patriótico-militar Yunarmia. As insígnias foram entregues pelo embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov, pelo adido militar da embaixada russa coronel Lomashuk e pelo assessor militar principal do comandante supremo das Forças Armadas de Angola, tenente-general Krasin.