- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: Moscou terá que tomar medidas técnico-militares ante ameaça de adesão da Finlândia à OTAN

© Sputnik / Vitaly BelousovPlaca do prédio do Ministério das Relações Exteriores russo, em Moscou
Placa do prédio do Ministério das Relações Exteriores russo, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2022
Nos siga no
A Rússia terá que tomar medidas técnico-militares e outras para fazer frente às ameaças decorrentes da adesão da Finlândia à OTAN, declarou nesta quinta-feira (12) a chancelaria russa.
Recentemente, o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra do país, Sanna Marin, anunciaram em comunicado conjunto que a Finlândia deve de imediato enviar o pedido de adesão à Aliança Atlântica. Na sua opinião, a integração à OTAN fortalecerá a segurança finlandesa.

"O lado russo sublinhou por diversas vezes que a escolha dos caminhos para garantir a sua segurança nacional está nas mãos das autoridades e do povo da Finlândia. Porém, Helsinque deve ter consciência da responsabilidade e das consequências de tal passo. A adesão finlandesa à OTAN causará danos graves às relações bilaterais russo-finlandesas, à manutenção da estabilidade e segurança na região do Norte da Europa", diz o comunicado da chancelaria russa.

A OTAN, ao insistir no ingresso da Finlândia na aliança, quer continuar a expansão do bloco até as fronteiras russas e criar novo flanco de ameaça militar a Moscou, ressaltaram na pasta.

"O objetivo da OTAN, cujos países-membros convenceram insistentemente a parte finlandesa da ausência de alternativas à associação na aliança, é claro: continuar a expansão até as fronteiras russas, criar mais um flanco de ameaça militar ao nosso país. Mas a história vai julgar para quê a Finlândia coloca seu território na beira de um confronto militar com a Federação da Rússia, perdendo ao mesmo tempo sua independência na tomada de suas próprias decisões."

Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (no centro), fala em coletiva de imprensa com Pekka Haavisto (à esquerda) e Ann Linde (à direita), ministros das Relações Exteriores da Suécia e da Finlândia, respetivamente, na sede do bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2022
Panorama internacional
Moscou: com adesão à OTAN, Suécia e Finlândia serão obrigadas a encarar Rússia como adversária
O ingresso da nação escandinava no bloco violará ainda os compromissos internacionais assumidos pela Finlândia, declarou o ministério russo, em particular, o Tratado de Paris de 1947 que prevê que as partes não devem fechar alianças e participar de coalizões orientadas contra outra parte. Além disso, a entidade russa mencionou o Tratado de 1992 entre Moscou e Helsinque sobre os fundamentos das relações.

"Alias, dada a atual atitude indiferente do Ocidente em relação ao direito internacional, tal comportamento virou norma", resumiram na entidade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала