Coreia do Norte teria recomeçado construção de reator nuclear em meio a tensões com EUA (FOTO)
© AFP 2023 / Kim Jae-HwanImitação de um míssil norte-coreano é exibida durante uma manifestação em Seul denunciando o teste nuclear da Coreia do Norte e seus lançamentos de mísseis
© AFP 2023 / Kim Jae-Hwan
Nos siga no
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte teria retomado a construção de um reator nuclear que estava inativo há muito tempo e que, se for concluído, seria capaz de aumentar sua capacidade de produzir plutônio para armas nucleares, informou a CNN com base em novas imagens de satélite.
Segundo a notícia, especialistas do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury indicaram que a Coreia do Norte reiniciou a construção do segundo reator na sua usina nuclear de Yongbyon após anos inativo.
O grupo revisou as imagens de satélite tiradas pela empresa Maxar em abril e maio deste ano. Especialista em armas e professor no Instituto Middlebury, Jeffrey Lewis descreveu as imagens obtidas pela CNN como "o primeiro indicador inequívoco de que a Coreia do Norte está em processo de completar o reator", cuja construção foi interrompida em 1994.
terrian170@terrian
— terrian carbonbased (@terrian170) May 14, 2022
New satellite images reveal North Korea has restarted construction on long-dormant nuclear reactor
Why are we offering help with supplies when all this b.a.s.t.a.r.d want is to blow everyone away, he is responsible for his people starving,to build these arms pic.twitter.com/t1ZnGDKhw3
Novas imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte reiniciou a construção de uma usina nuclear que estava inativa há muito tempo.
Pyongyang está "conectando o circuito de resfriamento secundário do reator de 50 MW (e) a uma bomba no rio", disse o especialista após analisar fotos de satélite.
"Na imagem datada de 20 de abril, é visível o equipamento de construção, bem como o que parecem ser segmentos de tubos. Em 7 de maio, a Coreia do Norte enterrou os tubos", acrescentou Lewis.
O reator é aproximadamente dez vezes maior do que o atual reator nuclear de Yongbyon, que está operacional desde o final da década de 1980, de acordo com o relatório.
Especialistas admitiram, no entanto, que é bastante difícil prever quão rápido a Coreia do Norte terminará a construção do reator. Mas, de acordo com Lewis, uma vez operacional, isso pode permitir que a Coreia do Norte aumente em dez vezes sua produção de plutônio para armas nucleares.