- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE projeta sanções sobre combustíveis russos mas deixa abrir contas em rublo, diz mídia

© Janek SkarzynskiA inscrição em uma placa diz 'Uwaga gaz' (gás de atenção) no ponto de transmissão de gás em Rembelszczyzna, perto de Varsóvia, em 27 de abril de 2022.
A inscrição em uma placa diz 'Uwaga gaz' (gás de atenção) no ponto de transmissão de gás em Rembelszczyzna, perto de Varsóvia, em 27 de abril de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2022
Nos siga no
A Comissão Europeia teria concordado com um plano que permitiria às empresas seguir comprando gás russo sem violar as sanções impostas contra Moscou.
De acordo com a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com o assunto, a nova diretriz europeia exigirá que as empresas declarem claramente que consideram suas obrigações cumpridas uma vez que o pagamento em euro ou em dólar esteja concluído.
Além disso, a proposta não impede que as empresas abram contas em euro ou dólar no Gazprombank, conforme solicitado por Moscou.
"O executivo da UE teria dito que ter uma conta em rublos - um passo incluído no decreto russo - estava de acordo com os regulamentos da UE", informou a agência de notícias, observando que anteriormente os funcionários da UE haviam indicado, "embora nunca por escrito", que abrir contas em rublo violaria as sanções.
Em abril, a Comissão Europeia disse que poderia haver formas de pagar pelo gás russo em rublos sem violar as sanções. Esta declaração provocou um comentário irônico do ex-presidente russo Dmitry Medvedev e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, no Telegram.
Panorama da estação de gás em Rembelszczyzna, Polônia, 27 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2022
Panorama internacional
Bloomberg: corte do gás russo fará com que Alemanha declare 'lei marcial para energia'
"Apreciamos a consistência e a integridade de nossos parceiros europeus. Especialmente considerando o fato de que, de acordo com dados recentes do FMI, a Europa não poderá passar sem o nosso gás mais que seis meses. Mas falando sério, eles não passarão nem uma semana", escreveu Medvedev.
Contudo, a Comissão Europeia está planejando revelar ainda neste mês um projeto detalhado para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis russos.
Em março, o presidente da Rússia referiu ter assinado um decreto para regulamentar as relações de comércio do gás russo com os "países hostis".
O presidente russo afirmou que os contratos em vigor de compra de gás russo serão rescindidos se o pagamento não for realizado em rublos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала