- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia exporta trigo para Europa apesar do risco de déficit de grãos, diz fonte

© Sputnik / Aleksei Malgavko / Acessar o banco de imagensColheita de trigo na região de Omsk, Rússia
Colheita de trigo na região de Omsk, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2022
Nos siga no
Sob pressão da União Europeia, a Ucrânia leva reservas de trigo para o exterior, apesar da ameaça de déficit interno de grãos, contou à Sputnik um ex-funcionário do porto de Odessa.

"O funcionamento limitado do porto de Odessa não permite exportar a grande parte do volume de cereal por via marítima. Sob pressão da UE foi elaborada uma rota alternativa através dos portos de Reni e Izmail, a partir dos quais eles vão para longe por Danúbio. E isso acontece apesar da ameaça real de déficit de trigo dentro da própria Ucrânia. Vale considerar que neste ano existe uma perspectiva real de frustação da colheita", explicou o interlocutor da Sputnik.

De acordo com suas palavras, até 24 de fevereiro, foram armazenadas mais de 200 mil toneladas de trigo. Além disso, desde a segunda metade de abril, começaram a exportar ativamente do porto os contêineres com mercadorias, tendo sido mais de dez mil.

"Em março, as autoridades de Kiev instruíram a confiscar todas as cargas de produtos alimentícios que estavam no porto comercial", acrescentou o funcionário.

A fonte notou ainda que os proprietários das cargas e indivíduos criminosos se aproveitaram da situação.

"Por fim, uma parte das cargas foi roubada e eles começaram a vender lucrativamente, em conformidade com seus interesses pessoais", resumiu.

Colheita de trigo na região de Omsk, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2022
Panorama internacional
Enquanto G7 critica proibição de exportação de trigo da Índia, Modi diz garantir suprimentos
Na semana passada, os países do G7, em comunicado conjunto, acusaram a Rússia de que ela impede a exportação agrícola da Ucrânia e da alta nos preços nos mercados de alimentos mundiais. Moscou refuta essas acusações. Conforme especificou o chanceler russo, Sergei Lavrov, as autoridades de Kiev não permitem a saída de navios de seus portos e até minaram as saídas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала