NASA compartilha IMAGEM de galáxia parecendo escada em espiral indo para céu
11:58 24.05.2022 (atualizado: 05:24 25.05.2022)
© Foto / ESA/Hubble & NASA, D. J. Rosario, A. BarthHubble revela galáxia Seyfert a 110 milhões de anos-luz na constelação de Peixe do Sul
© Foto / ESA/Hubble & NASA, D. J. Rosario, A. Barth
Nos siga no
Em seus 30 anos de serviço, o telescópio Hubble tirou milhões de imagens de eventos intrigantes. Agora, uma dessas imagens, que parece uma grande escada em espiral indo para o espaço, está entre os compartilhamentos mais recentes da NASA.
Neste domingo (22), a agência espacial americana compartilhou no Twitter uma imagem espetacular da galáxia M51, também conhecida como a Galáxia Whirlpool, ou do Redemoinho em português.
Round and round we go…
— NASA (@NASA) May 22, 2022
Let yourself be whisked away by the Whirlpool Galaxy’s curving arms, pink star-forming regions, and brilliant blue strands of star clusters. Explore #GalaxiesGalore with @NASAHubble on @Tumblr: https://t.co/F2kzCVAYBt pic.twitter.com/zVUKShxrEB
Vamos rodando...
Deixe se levar pelos braços curvos da galáxia Whirlpool, regiões de formação de estrelas rosa e aglomerados estelares de fios azuis brilhantes. Explore a abundância de galáxias com o Hubble da NASA
De acordo com um comunicado, a agência espacial explica que os graciosos e sinuosos braços da majestosa galáxia espiral M51 são na verdade longas faixas de estrelas e gás ligados com poeira. A entidade disse que tais braços impressionantes são uma marca registrada das chamadas "galáxias espirais grandiosas".
"Na M51, também conhecida como galáxia Whirlpool, esses braços servem um propósito importante: eles são fábricas de formação estelar, comprimindo gás de hidrogênio e criando aglomerados de novas estrelas", acrescentou a NASA.
Além disso, a agência detalhou que na imagem cativante o vermelho representa a luz infravermelha, bem como o hidrogênio dentro de regiões de formação de estrelas gigantes. A cor azul, por outro lado, pode ser atribuída a estrelas jovens e quentes, enquanto a cor amarela é de estrelas mais antigas.
Vale mencionar que a M51 está localizada a 31 milhões de anos-luz da Terra na constelação Canes Venatici, ou Cães de Caça.