
O governo dos EUA está preocupado com a escalada, porém ainda não quer colocar limites geográficos ou amarrar muito as mãos com o equipamento que está fornecendo à Ucrânia.
"Se você está falando sobre quem quer e quem está pronto para negociações, então Zelensky deu recentemente [uma declaração] – ele dá algo todos os dias – uma entrevista e disse que estava preparado para negociações, mas as negociações só podem ser entre ele e Putin. As reuniões, em sua opinião, devem ser realizadas sem intermediários e somente após a Ucrânia recuperar o controle do território de 23 de fevereiro. O fato de que isso não é grave não precisa ser explicado e provado a ninguém", disse Lavrov à RT nesta quinta-feira (26).
"Nós alertamos o Ocidente da maneira mais séria que eles já estão, de fato, travando uma guerra por procuração com a Federação da Rússia com as mãos, corpos, cérebros de neonazistas ucranianos, mas este será um passo sério em direção a uma escalada inaceitável. Espero que as mentes sãs do Ocidente [...] entendam isso", afirmou.