- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA apreendem carga de petróleo do Irã contido em navio operado pela Rússia, diz Reuters

© AP Photo / Exército iranianoNavio militar iraniano em foto divulgada pela Marinha do Irã em 10 de junho 2021
Navio militar iraniano em foto divulgada pela Marinha do Irã em 10 de junho 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2022
Nos siga no
Não ficou claro se a carga foi apreendida porque era petróleo iraniano ou devido às sanções ao petroleiro por sua conexão com a Rússia, uma vez que Teerã e Moscou enfrentam sanções norte-americanas separadamente.
Os Estados Unidos confiscaram uma carga de petróleo iraniana mantida em um navio operado pela Rússia perto da Grécia e enviarão a carga para a bordo de outro navio, segundo a Reuters. Uma fonte do Ministério de Navegação da Grécia disse que o Departamento de Justiça norte-americano informou a Atenas "que a carga do navio é petróleo iraniano".

"A carga foi transferida para outro navio que foi contratado pelos EUA", disse uma fonte citada pela mídia.

Segundo a agência, o navio de bandeira iraniana, de nome Pegas, estava entre os cinco navios designados por Washington, em 22 de fevereiro, para sanções contra o Promsvyazbank, um banco importante para o setor de Defesa da Rússia.
O proprietário russo do navio, Transmorflot, foi posteriormente designado em 8 de maio. Desde então o navio-tanque – renomeado Lana em 1º de março e com bandeira iraniana desde 1º de maio – permaneceu próximo às águas gregas.
Petroleiro (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2022
Panorama internacional
Irã diz que suas exportações de petróleo crescem apesar das sanções e apreensões de navios pelos EUA
O confisco foi confirmado por uma fonte ocidental familiarizada com o assunto citada pela mídia, que disse que a carga foi transferida para o navio-tanque Ice Energy, com bandeira da Libéria, operado pela empresa de navegação grega Dynacom.
Uma fonte da empresa confirmou que uma "transferência do petróleo estava em andamento do navio para a Ice Energy da Dynacom, que então navegará para os Estados Unidos".
Na quarta-feira (25), Washington impôs sanções ao que descreveu como "uma rede de contrabando de petróleo e lavagem de dinheiro" apoiada pela Rússia para Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), mesmo enquanto o país norte-americano tenta reviver um acordo nuclear com o Irã.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала