Polônia envia 18 obuseiros autopropulsados à Ucrânia, diz mídia
16:21 29.05.2022 (atualizado: 09:00 30.05.2022)
© AP Photo / Boris GrdanoskiSoldados britânicos ao lado de um howitzer durante exercício militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Macedônia do Norte, em 12 de maio de 2022
© AP Photo / Boris Grdanoski
Nos siga no
Neste domingo (29), a Polônia transferiu 18 obuseiros autopropulsados de modelo Krab à Ucrânia, segundo afirmou a imprensa polonesa citando fontes do governo.
Conforme publicou a rádio Polonesa, a Ucrânia tem agora pelo menos 24 obuseiros autopropulsados ocidentais, incluindo os Krab enviados por Varsóvia.
Na semana passada, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a França começou o envio de obuseiros autopropulsados de modelo Caesar à Ucrânia.
© Sputnik / Ilia PitalevHowitzer D-30 dispara perto de Mariupol, foto publicada em 8 de abril de 2022
Howitzer D-30 dispara perto de Mariupol, foto publicada em 8 de abril de 2022
© Sputnik / Ilia Pitalev
Os obuseiros Krab estão em uso pelo Exército polonês há alguns anos. O alcance máximo desse modelo é de 40 quilômetros com munição comum. O armamento pode atirar até seis vezes por minutos.
Desde a deflagração da operação militar russa na Ucrânia, no final de fevereiro, os países ocidentais ampliaram o envio de armas ao país europeu. Recentemente, os Estados Unidos aprovaram o envio de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 189 bilhões) em auxílio financeiro voltado ao envio de armamentos a Kiev.