- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Rússia: Moscou considera impor pagamentos em rublos por bens além do gás natural

© AP Photo / Russian Foreign Ministry Press ServiceRepresentante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou. Rússia, 28 de abril de 2022
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou. Rússia, 28 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2022
Nos siga no
A Rússia está analisando a possibilidade de estender a exigência de pagamento em rublos para certos tipos de bens além do gás natural, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta sexta-feira (3).
"Como mostra a prática de pagamentos de gás russo, a maioria de nossas contrapartes concordou com o novo formato de interação [...] Com relação à expansão do escopo dos pagamentos em rublos para certas categorias de produtos russos, essas opções estão sempre na mesa", disse Zakharova em briefing.
A porta-voz acrescentou que Moscou não tem dúvidas sobre o Ocidente continuar "a tirar vantagem de sua posição no sistema internacional e financeiro, para dizer o mínimo".

"Realisticamente falando, [os países ocidentais] simplesmente vão continuar a manipular nesta área, empregando elementos de chantagem e intimidação [...] que afirmam seguir uma política interna e externa independente para tirar as conclusões necessárias", afirmou Zakharova.

Além disso, a Rússia pretende manter, no futuro, a política de aumentar a participação das moedas nacionais nas relações comerciais, econômicas e de investimento com seus principais parceiros, disse ela.
Em março, o presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo e a gigante nacional de energia Gazprom a mudar o esquema de pagamentos para rublos para entregas de gás aos países que impuseram sanções à Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia. A Gazprom já suspendeu as entregas de gás aos importadores na Bulgária, Polônia, Finlândia e Países Baixos depois que eles rejeitaram o novo acordo de pagamento.
Funcionário de uma empresa petroílfera no local da jazida de óleo Barsukovskoye, distrito autónomo Yamalo-Nenetsky, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Panorama internacional
Sanções aumentaram retornos da Rússia do petróleo e gás em recorde de 1,6 bi de rublos, diz portal
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала