Catar escolhe francesa Total como 1ª parceira para maior projeto de exploração de GNL do mundo
21:50 12.06.2022 (atualizado: 22:45 12.06.2022)
© AP PhotoUm navio-tanque de gás natural liquefeito (GNL) do Catar é carregado em no poro de Raslaffans, no norte do país
© AP Photo
Nos siga no
Neste domingo (12), a QatarEnergy anunciou que a empresa francesa Total será sua primeira parceira estrangeira no plano de expansão do Campo Norte Leste, o maior projeto de gás natural liquefeito (GNL) do mundo.
A parceria entre as empresas de energia foi anunciada pela QatarEnergy em suas redes sociais.
QatarEnergy announces the selection of TotalEnergies as its first international partner in the North Field East expansion project, the single largest project in the history of the LNG industry, which will expand Qatar’s LNG capacity from 77 million to 110 million tons per annum. pic.twitter.com/5OvmvpIiqp
— QatarEnergy (@qatar_energy) June 12, 2022
A QatarEnergy anuncia a seleção da TotalEnergies como sua primeira parceira internacional no projeto de expansão do Campo Norte Leste, o maior projeto da história da indústria do GNL, que deve expandir a capacidade de produção de GNL do Catar de 77 milhões de toneladas para 110 milhões de toneladas por ano.
Saad al-Kaabi, o ministro de Energia do Catar e o chefe-executivo da QatarEnergy, descreveu o acordo de parceria como um "marco histórico para a indústria de energia do Qatar", enaltecendo o papel do desenvolvimento no setor de GNL.
© AP Photo / Koji SasaharaNavio-cisterna de GNL (foto de arquivo)
Navio-cisterna de GNL (foto de arquivo)
© AP Photo / Koji Sasahara
O CEO da Total, Patrick Pouyanne, disse que está honrado em ter a companhia selecionada para o projeto. Nesse sentido, Pouyanne afirmou que a exploração de GNL na região contribuirá para a segurança energética da Europa.
Em meio ao conflito na Ucrânia, diversos países europeus têm buscado alternativas ao gás natural da Rússia enquanto aplicam sanções contra o setor de energia de Moscou. Apesar de ainda dependerem do gás russo, o GNL tem sido apontado como uma das principais alternativas de energia para a Europa.