Relíquia estelar próxima do centro da Via Láctea é flagrada pelo Hubble (FOTO)
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai, A. MiloneAglomerado estelar NGC 330, localizado a aproximadamente 180.000 anos-luz
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai, A. Milone
Nos siga no
Esta imagem da NASA expõe uma das melhores vistas do aglomerado estelar Terzan 9, um dos aglomerados globulares mais centrais em nossa Via Láctea.
Estes aglomerados são sistemas densamente compactados de estrelas muito antigas, ligadas gravitacionalmente em uma única estrutura com aproximadamente 200 anos-luz de diâmetro.
Além disso, estas relíquias das primeiras épocas da formação de galáxias possuem milhares de estrelas que são puxadas para dentro para formar uma bola de estrelas, dando origem ao aglomerado globular.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, R. CohenO Terzan 9, também conhecido como GCI 80.1, está localizado na constelação de Sagitário, a aproximadamente 2.283 anos-luz do centro da Via Láctea
O Terzan 9, também conhecido como GCI 80.1, está localizado na constelação de Sagitário, a aproximadamente 2.283 anos-luz do centro da Via Láctea
© Foto / ESA/Hubble & NASA, R. Cohen
A imagem registrada pelo Hubble mostra que os corações dos aglomerados globulares podem ser densamente povoados por estrelas.
O Terzan 9, também conhecido como GCI 80.1, está localizado na constelação de Sagitário, a aproximadamente 2.283 anos-luz do centro da Via Láctea.