Lista só cresce: EUA sancionam quase 100 nicaraguenses por 'minarem a democracia'
© AFP 2023 / Oswaldo RivasCongressistas durante sessão parlamentar da Assembleia Nacional em Manágua, Nicarágua, 20 de abril de 2022
© AFP 2023 / Oswaldo Rivas
Nos siga no
Washington sancionou membros do governo nicaraguense após a reeleição de Daniel Ortega em outubro de 2021, e agora o Departamento de Estado dos EUA anunciou que mais 93 pessoas receberam restrições de visto.
"Os Estados Unidos continuam profundamente preocupados com as detenções injustas do regime Ortega-Murillo de prisioneiros políticos e com os contínuos abusos contra membros da sociedade civil. Continuamos empenhados em aplicar uma série de ferramentas diplomáticas e econômicas para apoiar a restauração da democracia e o respeito aos direitos humanos na Nicarágua", disse Blinken em uma declaração.
"Com esse fim, o Departamento de Estado está tomando novas medidas para impor restrições de visto a mais 93 indivíduos que se acredita terem minado a democracia após a ilegítima reeleição de Daniel Ortega em novembro de 2021, incluindo juízes, promotores, membros da Assembleia Nacional e funcionários do Ministério do Interior", acrescentou ele.
Os EUA e a União Europeia impuseram sanções a membros do governo da Nicarágua após a reeleição de Daniel Ortega como presidente do país em 7 de novembro de 2021, com 74,17% dos votos, que chamaram de ilegítima.