Polônia 'cobra' aliados para que reponham armas fornecidas à Ucrânia pelo país
© AFP 2023 / Wojtek RadwanskiUm tanque polonês Leopard é visto enquanto tropas da Polônia, EUA, França e Suécia participam do exercício militar DEFENDER-Europe 22, em Nowogrod, Polônia, em 19 de maio de 2022
© AFP 2023 / Wojtek Radwanski
Nos siga no
A Polônia forneceu um grande número de armamentos à Ucrânia desde o início da operação especial russa, fazendo com que seus estoques de armas fossem consideravelmente reduzidos.
Agora, os poloneses querem que seus aliados substituam estas armas fornecidas a Kiev para repor e fortalecer o poder de fogo do país.
"Esperamos que as lacunas que surgiram em nossos recursos sejam repostas no quadro dos mecanismos de apoio [...] Portanto, agora estamos solicitando a praticamente todos os nossos aliados, especialmente aos principais, para nos enviarem equipamentos, mesmo que não sejam novos ", afirmou Andrzej Duda, presidente da Polônia.
A Polônia tem sido a principal fornecedora de armas pesadas a Kiev, entregando centenas de tanques, peças de artilharia e outros equipamentos, além de milhares de munições, drones e lançadores antiaéreos.