NI: Kiev deve considerar concessões a Moscou, pois conflito ameaça sobrevivência da Ucrânia
© AP Photo / Efrem LukatskySoldados ucranianos instalam minas antitanque na floresta, Ucrânia, 14 de junho de 2022
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Nos siga no
A Ucrânia deveria pensar em fazer concessões à Rússia, uma vez que o arrastamento do conflito está ameaçando a sobrevivência do país, escreve o observador Arash Toupchinejad em seu artigo para a revista National Interest.
O autor da matéria exorta Kiev a considerar de novo a perspectiva de um acordo de paz com Moscou por causa do colapso da economia ucraniana. A crise pode se agravar ainda mais caso os combates continuem, acredita o observador.
"Embora o acordo de paz envolvendo concessões territoriais possa parecer devastador para a Ucrânia, ele pode incentivar o regresso à diplomacia e evitar mais baixas financeiras e humanas", escreve Toupchinejad.
Desde o dia 24 de fevereiro, a Rússia tem conduzido uma operação especial de desnazificação e desmilitarização da Ucrânia. Conforme ressaltou o presidente Vladimir Putin, o objetivo é proteger as pessoas de Donbass, que por oito anos foram vítimas do genocídio do regime de Kiev.
Em meados de março, os militares russos assumiram o controle sobre a região de Kherson e uma parte da região de Zaporozhie, na costa no mar de Azov. Nestas áreas já existem novas administrações locais, foi estabelecida transmissão dos canais e estações de rádio russos, está em andamento a restauração das ligações comerciais com a Crimeia. As regiões libertadas anunciaram seus planos de ingressar na Federação da Rússia.