Antigo lago 'favorável à vida' de 1,3 bilhão de anos é encontrado em Marte (FOTO)
09:20 27.06.2022 (atualizado: 09:21 27.06.2022)
© Foto / NASA/JPL/University of ArizonaUma cratera "fresca" na superfície de Marte capturada pela câmera HiRise da NASA a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter
© Foto / NASA/JPL/University of Arizona
Nos siga no
A região de Marte chamada Ladon Valles pode ter sido habitável repetidamente ao longo da história do planeta.
Conforme comunicado da instituição não governamental Planetary Society, esta conclusão é baseada na descoberta de sedimentos argilosos feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
"Usando imagens orbitais, identificamos sedimentos argilosos dentro do norte de Ladon Valles, no sul desta região planetária e nas terras altas do sudoeste que há ao seu redor", afirmou a cientista Catherine Weitz.
De acordo com a equipe liderada por Weitz, as argilas são formadas e permanecem estáveis em condições de pH neutro, onde a água persiste a longo prazo, minimizando a evaporação para formar outros minerais como sulfatos, o que sugere que o local tenha abrigado um lago.
© Foto / NASA/HiRISE/Universidade do ArizonaOs sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância
Os sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância
© Foto / NASA/HiRISE/Universidade do Arizona
Além disso, a especialista afirma que os sedimentos mostram que a região esteve coberta de água há aproximadamente 1,3 bilhão de anos.
"Os sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância", explicou.
Desta forma, a descoberta é uma evidência de que provavelmente houve um lago dentro de Ladon Valles e ao norte do local, que poderia abrigar vida no Planeta Vermelho.