https://noticiabrasil.net.br/20220627/china-diz-que-salvou-sri-lanka-de-armadilha-de-divida-ocidental-alugando-porto-do-pais-por-99-anos-23314649.html
China diz que salvou Sri Lanka de 'armadilha de dívida ocidental' alugando porto do país por 99 anos
China diz que salvou Sri Lanka de 'armadilha de dívida ocidental' alugando porto do país por 99 anos
Sputnik Brasil
A embaixada chinesa respondeu às afirmações de um analista indiano, que chamou as atividades de Pequim no Sri Lanka de "diplomacia de armadilha de dívida". 27.06.2022, Sputnik Brasil
2022-06-27T13:14-0300
2022-06-27T13:14-0300
2022-06-27T13:14-0300
panorama internacional
ásia e oceania
china
eua
índia
sri lanka
hambantota
brahma chellaney
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e6/06/1b/23315123_0:0:3313:1864_1920x0_80_0_0_bf425b4e03551ac997d9ba0544e282e1.jpg
A embaixada chinesa em Colombo, Sri Lanka, disse no domingo (26) que a decisão de alugar o porto de Hambantota do governo cingalês em 2017 por 99 anos se destinava realmente a salvar o país insular da "armadilha de dívida ocidental".O porto na costa meridional do Sri Lanka foi desenvolvido conjuntamente pelas empresas China Harbor Engineering Company (CHEC, na sigla em inglês) e Sino-Hydro Corporation.Brahma Chellaney, analista estratégico da Índia, acusou no domingo (26) Pequim de praticar a "diplomacia de armadilha de dívida" ao assumir as operações do porto através da China Merchant Port Holdings (CMPort), apoiada pelo Estado chinês. A crítica aconteceu em meio à pior crise econômica no Sri Lanka desde a independência em 1948, causada pelo esgotamento das reservas cambiais, o que impediu Colombo de pagar pelo combustível, comida e outras importações essenciais.Chellaney citou uma audiência no Parlamento do Sri Lanka, organizada na quarta-feira (22) pelo Comitê de Empresas Públicas (COPE, na sigla em inglês), na qual foi afirmado que a dívida contraída por Colombo para desenvolver o porto de Hambantota era de US$ 1,7 bilhão (R$ 8,89 bilhões), com a Autoridade Portuária do Sri Lanka incorrendo em uma perda adicional de quase US$ 127 milhões (R$ 664,21 milhões) antes de decidir entregar a maioria das participações do porto à CMPort em 2017.Em uma série de tweets, a embaixada respondeu que o quase US$ 1,1 bilhão (R$ 5,78 bilhões) pago pela CMPort ao governo do Sri Lanka para alugar o porto de Hambantota por 99 anos foi usado para pagar os "empréstimos estrangeiros de alta taxa de juros" de Colombo, incluindo títulos soberanos internacionais (ISB, na sigla em inglês), e que nenhuma das receitas da compra do porto foi usada para pagar a dívida de Colombo para com Pequim.A embaixada chinesa também argumentou que a CMPort só adquiriu participações majoritárias no porto de Hambantota por 99 anos depois que os outros governos estrangeiros se recusaram a aceitar a oferta de Colombo para assumir as operações do porto. Relatos na mídia indicam que Sri Lanka falou com os EUA e a Índia para esse efeito.A embaixada da China acrescentou que o desenvolvimento do porto era inteiramente viável, ao contrário das declarações altamente difundidas sobre o projeto, e que os "estudos de viabilidade" bem-sucedidos do projeto foram realizados por empresas canadenses e dinamarquesas.A representação chinesa referiu ainda que Hambantota teve um aumento de 59% em suas operações de carga a granel em 2021, movimentando mais de um milhão de toneladas métricas de granéis sólidos, e que o porto movimentou 2,3 milhões de toneladas métricas de carga total no ano passado.
https://noticiabrasil.net.br/20220612/sri-lanka-diz-estar-aberto-a-comprar-petroleo-da-russia-em-meio-a-crise-economica-23051394.html
china
índia
sri lanka
hambantota
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2022
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e6/06/1b/23315123_297:0:3028:2048_1920x0_80_0_0_cfdb006168b0dd9b18aab65fdd2fc19b.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
ásia e oceania, china, eua, índia, sri lanka, hambantota, brahma chellaney
ásia e oceania, china, eua, índia, sri lanka, hambantota, brahma chellaney
China diz que salvou Sri Lanka de 'armadilha de dívida ocidental' alugando porto do país por 99 anos
A embaixada chinesa respondeu às afirmações de um analista indiano, que chamou as atividades de Pequim no Sri Lanka de "diplomacia de armadilha de dívida".
A embaixada chinesa em Colombo, Sri Lanka,
disse no domingo (26) que a decisão de alugar o porto de Hambantota do governo cingalês em 2017 por 99 anos se destinava realmente a salvar o país insular da "armadilha de dívida ocidental".
O porto na costa meridional do Sri Lanka foi desenvolvido conjuntamente pelas empresas China Harbor Engineering Company (CHEC, na sigla em inglês) e Sino-Hydro Corporation.
Brahma Chellaney, analista estratégico da Índia,
acusou no domingo (26) Pequim de praticar a "diplomacia de armadilha de dívida" ao assumir as operações do porto através da China Merchant Port Holdings (CMPort), apoiada pelo Estado chinês.
A crítica aconteceu em meio à
pior crise econômica no Sri Lanka desde a independência em 1948, causada pelo esgotamento das reservas cambiais, o que impediu Colombo de pagar pelo combustível, comida e outras importações essenciais.
Chellaney citou uma audiência no Parlamento do Sri Lanka, organizada na quarta-feira (22) pelo Comitê de Empresas Públicas (COPE, na sigla em inglês), na qual foi afirmado que a dívida contraída por Colombo para desenvolver o porto de Hambantota era de US$ 1,7 bilhão (R$ 8,89 bilhões), com a Autoridade Portuária do Sri Lanka incorrendo em uma perda adicional de quase US$ 127 milhões (R$ 664,21 milhões) antes de decidir entregar a maioria das participações do porto à CMPort em 2017.
Em uma série de tweets, a embaixada respondeu que o quase US$ 1,1 bilhão (R$ 5,78 bilhões) pago pela CMPort ao governo do Sri Lanka para alugar o porto de Hambantota por 99 anos foi usado para pagar os "empréstimos estrangeiros de alta taxa de juros" de Colombo, incluindo títulos soberanos internacionais (ISB, na sigla em inglês), e que nenhuma das receitas da compra do porto foi usada para pagar a dívida de Colombo para com Pequim.
A embaixada chinesa também argumentou que a CMPort só adquiriu participações majoritárias no porto de Hambantota por 99 anos depois que os outros governos estrangeiros se recusaram a aceitar a oferta de Colombo para assumir as operações do porto. Relatos na mídia indicam que Sri Lanka falou com os EUA
e a Índia para esse efeito.
"74% do empréstimo do EXIM Bank da China é concessional, com uma taxa de juros de apenas 2%", disse a missão chinesa.
A embaixada da China acrescentou que o desenvolvimento do porto era inteiramente viável, ao contrário das declarações altamente difundidas sobre o projeto, e que os "estudos de viabilidade" bem-sucedidos do projeto foram realizados por empresas canadenses e dinamarquesas.
A representação chinesa referiu ainda que Hambantota teve um aumento de 59% em suas operações de carga a granel em 2021, movimentando mais de um milhão de toneladas métricas de granéis sólidos, e que o porto movimentou 2,3 milhões de toneladas métricas de carga total no ano passado.