Ucrânia detecta casos de venda de equipamento militar e ajuda humanitária ocidental, diz mídia
20:00 05.07.2022 (atualizado: 20:02 05.07.2022)
© AP Photo / Mídia AssociadaSoldados ucranianos usam lançador com mísseis Javelin dos EUA durante exercícios militares na região de Donetsk, Ucrânia, 12 de janeiro de 2022
© AP Photo / Mídia Associada
Nos siga no
Nesta terça-feira (5), o diretor do Escritório de Segurança Econômica da Ucrânia, Vadym Melnyk, afirmou que foram detectados casos de venda de equipamento militar e ajuda humanitária enviados pelo Ocidente.
A declaração de Melnyk ocorreu durante entrevista à emissora Ucrânia 24. "Até produtos militares são vendidos por dinheiro. Nós estabelecemos esses fatos", afirmou.
O funcionário do governo ucraniano disse ainda que o Escritório de Segurança Econômica da Ucrânia também investiga casos de venda de ajuda humanitária enviada ao país.
Mais cedo, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que parte do armamento estrangeiro enviado pelo Ocidente à Ucrânia é vendido no mercado negro. Shoigu também disse que o armamento já foi detectado no Oriente Médio.
© AP Photo / Mosa'ab ElshamyUm Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
Um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
© AP Photo / Mosa'ab Elshamy
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os Estados Unidos e seus aliados intensificaram o envio de armas para Kiev. Somente a Casa Branca já destinou mais de US$ 40 bilhões (cerca de R$ 215 bilhões) ao país europeu.
O armamento enviado é cada vez mais sofisticado e vai desde equipamento antitanque, como o Javelin, até armas de artilharia de longo alcance, como os sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars, recentemente doados por Washington.