Ucrânia usa lançador de foguetes Himars em ataque com vítimas civis na região de Kherson
21:11 11.07.2022 (atualizado: 02:34 12.07.2022)
© AP Photo / Peter HaleyLançadores de foguetes Himars são disparados durante exercícios militares dos Estados Unidos em Yakima, no estado de Washington, nos EUA, em 1º de novembro de 2007
© AP Photo / Peter Haley
Nos siga no
Nesta segunda-feira (11), o chefe da administração civil-militar de Novaya Kakhovka, Vladimir Leontyev, confirmou à Sputnik que forças ucranianas usaram o lançador de foguetes Himars, fornecido pelos Estados Unidos, em um ataque à cidade.
Segundo Leontyev, dados preliminares apontam para o uso de armas de alta precisão lançadas por meio do Himars no ataque. A expectativa é de que mais detalhes sejam divulgados na terça-feira (12).
"Eles [os foguetes] foram lançados de forma deliberada contra o centro da cidade pacífica de Novaya Kakhovka", afirmou a liderança local.
Mais cedo, ataques com o Himars atingiram depósitos de salitre na cidade, o que foi confirmado pelas autoridades locais ouvidas pela Sputnik. De acordo com Leontyev, o ataque resultou na morte de civis e deixou dezenas de feridos e desabrigados.
© Sputnik / Sputnik / Acessar o banco de imagensO líder da administração civil-militar do distrito de Kakhovsky, Vladimir Leontyev, na região de Kherson, em Novaya Kakhovka, 20 de maio de 2022
O líder da administração civil-militar do distrito de Kakhovsky, Vladimir Leontyev, na região de Kherson, em Novaya Kakhovka, 20 de maio de 2022
© Sputnik / Sputnik
/ Os ataques também atingiram um hospital local e destruíram centenas de apartamentos em prédios residenciais. Segundo declarou Leontyev, essas ações das forças ucranianas são um crime contra a população civil da cidade.
"Nós seguimos recebendo os feridos, as ambulâncias estão funcionando, nós saberemos o número de mortos até amanhã, durante o dia. Muitas dezenas de pessoas ficaram feridas e centenas de apartamentos foram destruídos, literalmente centenas", disse Leontyev.
No início do mês, o presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou o envio de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,1 bilhões) em auxílio militar adicional à Ucrânia. O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que o pacote incluiria mais quatro Himars, além de 1.000 rodadas de munições de artilharia de 155 milímetros com maior capacidade de precisão.
© AP Photo / Mosa'ab ElshamyUm Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
Um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
© AP Photo / Mosa'ab Elshamy
Questionado sobre os ataques desta segunda-feira (11) usando os Himars, o Pentágono se recusou a emitir um posicionamento.
Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que forças russas usaram mísseis de cruzeiro Kalibr para atingir um depósito, na região de Dnepropetrovsk, com munições para lançadores Himars e obuseiros M777 fornecidos pelos EUA à Ucrânia.
O atual governo da região de Kherson, que recentemente passou para o controle de forças russas e aliadas, começou a operar no dia 5 de julho. Kherson e Zaporozhie anunciaram planos que realizarão referendos de adesão à Federação da Rússia.