Durante visita de Biden ao Oriente Médio, Irã lança exercício naval com drones de combate (VÍDEO)
© AFP 2023 / Oficial da Marinha iranianaMarinha do Irã
© AFP 2023 / Oficial da Marinha iraniana
Nos siga no
A Marinha do Irã formou uma divisão especial de navios de superfície e um submarino encarregados de operarem veículos aéreos não tripulados de combate e vigilância e drones suicidas mostrando suas novas capacidades em vídeos compartilhados pela mídia do país.
Uma reportagem da TV iraniana mostrou drones de vários tamanhos e classificações, incluindo o drone naval Pelican de decolagem e aterrissagem vertical, o veículo aéreo não tripulado (VANT) de reconhecimento Homa, o drone suicida Arash, o pequeno VANT Chamroosh e um grande drone de ataque da série Ababil, decolando de navios e de um submarino durante exercícios no oceano Índico.
Os drones são transportados pelo navio auxiliar Delvar, o navio de desembarque Lavan e o submarino de ataque IRIS Taregh – um submarino da classe Paltus do projeto 877 que o Irã comprou da Rússia em 1992.
Report: July 15, Command of the Iranian Navy held a ceremony and announced the creation of the first unit of maritime drones as part of the Southern Fleet
— OsintTv📺 (@OsintTv) July 16, 2022
In the Indian Ocean, ships and submarines carrying all types of reconnaissance and strike UAVs were presented.#Iran #Drone pic.twitter.com/EpWkZtfeGn
Em 15 de julho, o comando da Marinha iraniana realizou uma cerimônia e anunciou a criação da primeira unidade de drones marítimos como parte da Frota do Sul. No oceano Índico foram exibidos navios e submarinos transportando todos os tipos de VANTs de reconhecimento e ataque.
Os exercícios foram supervisionados por altos líderes militares, incluindo o comandante em chefe do Exército Abdolrahim Mousavi, que disse que as capacidades fornecem aos navios de guerra do Irã uma nova forma de dissuasão contra ameaças e, "se necessário, dar uma resposta aos inimigos que fará com que se arrependam caso cometam um erro".
"Drones de vigilância aumentam o poder de inteligência de nossas embarcações em centenas de quilômetros além das [nossas] fronteiras", acrescentou Mousavi.
O comandante da Marinha iraniana, Shahram Irani, disse que a melhoria fornecerá às forças superioridade operacional e aérea nas profundezas dos oceanos do mundo.
Os exercícios de sexta-feira (15) foram realizados em meio à miniturnê de quatro dias do presidente dos EUA Joe Biden ao Oriente Médio, durante a qual ele visitou Israel, Cisjordânia e Arábia Saudita.
Anteriormente, o presidente iraniano Ebrahim Raisi alertou que quaisquer "erros" dos EUA ou de seus aliados receberão "resposta dura e lamentável" após Joe Biden e o premiê de Israel, Yair Lapid, terem assinado uma declaração conjunta sobre o estado da "parceria estratégica", com o documento incluindo o compromisso de Washington em impedir através de todos os meios necessários que o Irã crie uma arma nuclear.