Em resposta à decisão de Kiev, Síria rompe relações diplomáticas com Ucrânia
06:41 20.07.2022 (atualizado: 07:56 20.07.2022)
© Sputnik / Mikhail Voskresensky
/ Nos siga no
A República Árabe Síria decidiu romper relações diplomáticas com a Ucrânia em resposta a uma decisão semelhante de Kiev, informou a agência de notícias SANA, citando uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria
"A Síria decidiu romper as relações diplomáticas com a Ucrânia, com base no princípio da reciprocidade e em resposta à decisão de Kiev", disse a mídia citando uma fonte do Ministério das Relações Exteriores do país.
Damasco acredita que Kiev já havia rompido relações em 2018, quando se recusou a conceder vistos a diplomatas sírios no país.
"Como consequência desta medida, os diplomatas ficaram impossibilitados de realizar seu trabalho e as atividades da embaixada foram suspensas devido à postura hostil das autoridades ucranianas e sua obediência cega às políticas ocidentais e americanas em relação à Síria", disse a fonte à agência de notícias SANA.
Em 29 de junho, o Ministério das Relações Exteriores da Síria anunciou que o país árabe havia decidido reconhecer a independência das Repúblicas Populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL).
Em resposta, em 30 de junho, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Síria sem interromper as relações consulares. A agência alegou que Kiev vê as ações de Damasco como uma tentativa de afetar a integridade territorial da Ucrânia e anunciou que iniciou o procedimento para impor um embargo comercial e sanções contra pessoas jurídicas e pessoas físicas sírias.