Crosta terrestre pinga como 'xarope frio' no núcleo do planeta, revelam pesquisas
CC BY-SA 2.0 / Laboratório Nacional Argonne / Composição do manto da Terra revisada graças à pesquisa na Fonte Avançada de Fótons do Laboratório Nacional de Argonne
Nos siga no
O líder de uma nova pesquisa revelou os resultados dos trabalhos de sua equipe, ao anunciar que "a deformação da superfície nas áreas das montanhas dos Andes fez com que uma grande parte da litosfera abaixo delas enfrentasse uma avalanche".
Segundo as pesquisas recentes, uma parte da litosfera do nosso planeta debaixo dos Andes pinga no núcleo do planeta, e o processo parece ter decorrido há alguns milhões de anos.
Como comunicou a edição científica ScienceAlert, o chamado escorrimento da litosfera foi descoberto na Terra há pouco. Durante o processo, certas partes da crosta rochosa do planeta começam a pingar para o manto à medida que se aquecem até certa temperatura.
"Temos confirmado que a deformação na superfície nas áreas das montanhas dos Andes fez com que uma grande parte da litosfera abaixo delas enfrentasse uma avalanche", disse Julia Andersen, especialista em geologia da Universidade de Toronto e líder da pesquisa. "Devido à sua densidade alta, pingou, como um xarope ou mel, mais profundamente no interior planetário, sendo provavelmente responsável por dois grandes eventos tectônicos nos Andes centrais – o deslocamento da topografia da região para centenas de quilômetros com esticamentos da própria crosta superficial."
As experiências conduzidas pela equipe científica em uma tentativa de confirmar que o escorrimento da litosfera na realidade foi responsável pela criação de certas particularidades geológicas nos Andes Centrais, também revelaram mais métodos através dos quais o processo pode deformar a crosta do planeta, não todos deles tendo sido observados nos Andes.