Zonas com temperatura ideal para colônias humanas são encontradas na Lua (FOTO)
© AP Photo / Michael SohnFoto da Lua tirada em Berlim, na Alemanha, em 11 de janeiro de 2022
© AP Photo / Michael Sohn
Nos siga no
Uma equipe de cientistas da NASA descobriu que, em algumas estruturas geológicas peculiares conhecidas como "poços lunares", a temperatura é de 17 graus Celsius.
O estudo, publicado na revista Geophysical Research Letters, revela que a descoberta é muito interessante para uma futura exploração humana da Lua, já que estas áreas de sombra são locais excelentes para criar estruturas onde se poderá trabalhar e viver.
A temperatura foi medida em um poço de 100 metros de profundidade, no mar da Tranquilidade, indicando uma leve alteração apenas durante o dia lunar.
De acordo com a NASA, durante o dia lunar, a temperatura na superfície da Lua pode atingir 214 graus Celsius.
© Foto / NASA/GSFC/Universidade Estadual do ArizonaUma equipe de cientistas da NASA descobriu que, em algumas estruturas geológicas peculiares conhecidas como "poços lunares", a temperatura é de 17 graus Celsius
Uma equipe de cientistas da NASA descobriu que, em algumas estruturas geológicas peculiares conhecidas como "poços lunares", a temperatura é de 17 graus Celsius
© Foto / NASA/GSFC/Universidade Estadual do Arizona
No entanto, os especialistas determinaram que a temperatura nos poços parece ser diferente das da superfície.
"Aproximadamente 16 dos mais de 200 poços [já descobertos] provavelmente são tubos de lava em colapso'', afirmou o pesquisador Tyler Horvath.
Com isso, a equipe concluiu que, para a colonização e exploração da Lua a longo prazo, os poços e as cavernas podem oferecer uma maior segurança do que outros possíveis lugares, sendo um precioso trampolim para abrigar colônias humanas.