- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Pessoas descansam ao lado de grafite com os escritos Kosovo é Sérvia, Crimeia é Rússia, em Kosovska Mitrovica, Sérvia, em 28 de maio de 2019 - Sputnik Brasil

Crescem tensões entre Sérvia e Kosovo; Rússia pede fim das provocações de EUA e UE

Nos siga no
As tensões regionais aumentaram após autoridades do Kosovo anunciarem nesta semana que documentos emitidos pela Sérvia não terão mais validade para entrar no país a partir de 1º de agosto. Além disso, Pristina determinou a entrega de 'documentos de entrada e saída' especiais na região.
Esse é mais um capítulo da longa crise do Kosovo, que se arrasta há mais de duas décadas, desde a intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 1999.
Mais cedo neste domingo (31), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Moscou defende que as autoridades do Kosovo e seus líderes de Washington e Bruxelas devem "cessar as provocações e respeitar os direitos dos sérvios no Kosovo".
Zakharova caracterizou o anulamento dos documentos sérvio como uma discriminação "injustificada" que serve como "mais um passo em direção à expulsão da população sérvia do Kosovo" e uma tentativa de provocar uma resposta de Belgrado.
"Os líderes do Kosovo sabem que os sérvios não permanecerão indiferentes em caso de ataque direto às suas liberdades e eles deliberadamente escalaram as tensões para provocar um cenário militar. Claro, Belgrado é o foco do ataque, que o Ocidente busca 'neutralizar'", afirmou a representante.
Mais cedo, a imprensa local afirmou que sirenes de alerta de ataque aéreo foram ligadas em regiões do norte de Kosovo, onde residem populações sérvias. Os relatos apontam que houve barricadas e foram ouvidos barulhos de tiros esporádicos.

Presidente sérvio faz alerta contra provocações

Em um comunicado televisionado mais cedo, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, anunciou que forças policiais do Kosovo estavam planejando uma ação operação militar contra sérvios vivendo na região norte da república autoproclamada. Vucic enfatizou que Belgrado tentará manter a paz e pediu aos seus compatriotas que não se rendam às provocações de Prisitina, que estariam tentando se mostrar como vítimas de "agressão sérvia".
"Tudo o que posso dizer é que pediremos por paz, mas também afirmou: não haverá rendição e a Sérvia vencerá. Se eles tentaram começar a perseguir sérvios, ridicularizar sérvios, matar sérvios, a Sérvia vencerá", alertou Vucic.
No dia anterior, o chanceler sérvio, Nikola Selakovic, caracterizou a tentativa das autoridades do Kosovo de anular a documentação ligada ao Estado sérvio como uma tentativa de "criar um inferno" para a população sérvia vivendo no Kosovo.

Defesa sérvia nega especulações sobre tropas sérvias no Kosovo

No domingo (31), o Ministério da Defesa da Sérvia negou relatos de que Belgrado teria enviado tropas para dentro do Kosovo e pediu que a população não espalhe notícias falsas sobre confrontos entre forças sérvias e a polícia kosovar. Segundo a pasta, tais relatos infundados estão sendo espalhados por Pristina.
"O Ministério da Defesa informa que os militares da Sérvia não cruzaram a linha administrativa e não entraram no território do Kosovo e Metohija de forma nenhum", disse a Defesa sérvia, referindo-se às regiões gêmeas que compõem o território administrativo entre Albânia e Kosovo.
Neste domingo (31), a polícia do Kosovo anunciou o fechamento das passagens de Brnjak e Jarinje, com a presença de reforços policiais na ponte sobre o rio Ibar em Kosovka Mitrovica.

Crise de décadas

Em 1999, um confronto armado entre separatistas albaneses muçulmanos da força paramilitar do Exército de Libertação do Kosovo, o Exército sérvio e forças policiais do Kosovo desencadeou uma intervenção da OTAN na forma de uma campanha de bombardeio que durou 78 dias.
A OTAN enviou tropas terrestres para a região, alegando uma missão de "manutenção da paz" destinada a prevenir uma catástrofe humanitária. Em 2004, os albaneses kosovares iniciaram uma campanha de limpeza étnica, instigando a destruição de monumentos e marcos históricos e culturais sérvios e forçando os sérvios a evacuar suas casas, levando-os às áreas do norte da região. Já em 2008, o Kosovo declarou unilateralmente sua independência da Sérvia. Belgrado, Rússia e diversos outros países se recusaram a reconhecer a separação.
Antigas primeiroRecentes primeiro
01:53 01.08.2022
Turquia está pronta para ajudar a restaurar estabilidade no Kosovo, diz MRE turco
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que seu país está pronto para ajudar a reduzir as tensões entre Belgrado e Pristina.
"Falei com meus colegas sérvios e kosovares sobre a recente tensão. A paz e a estabilidade nos Bálcãs sempre foram uma prioridade para a Turquia. Novas tensões não ajudarão a ninguém. A Turquia está pronta para fazer o que for necessário para reduzir a tensão", disse Cavusoglu, neste domingo (31).
21:41 31.07.2022
Jornalistas locais relatam que situação na fronteira do Kosovo, em Jarinje, está calma após o adiamento de restrições
21:38 31.07.2022
Enviado da UE saúda decisão de Pristina de adiar as restrições
O enviado da UE para o diálogo Belgrado-Pristina, Miroslav Lajcak, comemorou a decisão das autoridades do Kosovo de adiar as restrições de entrada que causaram tensões no norte do Kosovo.

"Comemoramos a decisão do Kosovo de aceitar a proposta de @JosepBorrell de adiar por um mês. A UE espera que todos os obstáculos sejam removidos imediatamente. [Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança,] Borrell convidou o Kosovo e a Sérvia a dialogar para buscar um caminho", disse Lajcak, em sua conta no Twitter.

20:34 31.07.2022
Autoridades do Kosovo anunciam adiamento das restrições a sérvios até 1º de setembro
Após o apelo do embaixador norte-americano Jeffrey Hovenier, as autoridades do Kosovo anunciaram o adiamento das restrições de entrada de sérvios, medida que fez eclodir as tensões na república autoproclamada, neste domingo (31).
"O governo do Kosovo concordou em adiar a implementação da decisão de segunda-feira, 1º de agosto de 2022 para 1º de setembro de 2022, quando as barricadas serão removidas e a liberdade de circulação será restaurada no norte do Kosovo", disseram as autoridades de Kosovo em comunicado.
Guarda no Kosovo aparece se aproximando de grade, em Gjilan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Panorama internacional
Kosovo adia início das restrições que provocaram aumento de tensões com a Sérvia
20:09 31.07.2022
Vucic agradece à Rússia e afirma que trabalha para reduzir tensão recente no Kosovo
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma coletiva de imprensa após uma reunião em Belgrado com o chanceler russo, Sergei Lavrov, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Panorama internacional
'Reação correta': Vucic agradece apoio russo e diz que Belgrado busca reduzir tensões no Kosovo
19:32 31.07.2022
OTAN promete intervenção em caso de escalada das tensões no Kosovo
Paraquedista dos EUA, que faz parte da missão de paz da OTAN no Kosovo - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Panorama internacional
Missão da OTAN diz estar pronta para intervir em caso de ameaça à estabilidade no Kosovo
18:00 31.07.2022
Rússia pede fim das provocações ocidentais no Kosovo
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante uma coletiva de imprensa em Moscou, 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Panorama internacional
Chancelaria da Rússia: Kosovo, EUA e UE devem cessar provocações e respeitar direitos de sérvios
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала