Incêndio em tanques de petróleo deixa pelo menos 121 feridos em Cuba
22:38 06.08.2022 (atualizado: 23:00 06.08.2022)
© AP Photo / Ramon EspinosaChamas e fumaça sobem da Base de Superpetroleiros de Matanzas, enquanto bombeiros e especialistas trabalham para conter o incêndio
© AP Photo / Ramon Espinosa
Nos siga no
Fogo começou na tarde de sexta-feira (5), quando um raio atingiu um dos tanques. Chamas saíram e controle e há pelo menos 17 bombeiros desaparecidos e uma morte confirmada.
Um incêndio em tanques petróleo localizados na província cubana de Matanzas deixou pelo menos 121 feridos, cinco deles em estado crítico, de acordo com o Ministério de Saúde cubano. Pelo menos uma morte foi confirmada. O Partido Comunista de Cuba informou ainda que há pelo menos 17 bombeiros desaparecidos.
O fogo começou na tarde da última sexta-feira (5), quando um raio atingiu um dos tanques de petróleo. Desde então, as chamas saíram de controle e formam enormes colunas de fumaça. Bombeiros seguem no local tentando conter o avanço das chamas.
"Eu estava na academia quando senti a explosão. Uma coluna de fumaça e fogo terrível subiu pelo céu. A cidade está com um forte odor de enxofre", disse Adiel Gonzalez, um morador local, segundo noticiado.
Governos da Argentina, Rússia, Venezuela, México, Nicarágua e Chile ofereceram ajuda humanitária a Cuba. Os Estados Unidos ofereceram ao governo cubano aconselhamento técnico para combater as chamas. Em sua conta no Twitter, o presidente cubano, Miguel Díaz Canel, agradeceu a ajuda.
Expresamos profunda gratitud a los gobiernos de México, Venezuela, Rusia, Nicaragua, Argentina y Chile, que con prontitud han ofrecido ayuda material solidaria ante esta compleja situación. También agradecemos ofrecimiento de asesoría técnica por parte de EEUU. #FuerzaMatanzas
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) August 6, 2022
Expressamos profunda gratidão aos governos de México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile, que prontamente ofereceram ajuda humanitária diante desta complexa situação. Agradecemos também a oferta de aconselhamento técnico dos EUA.
No total, o depósito tem oito enormes tanques de petróleo usados para fornecer energia elétrica. Ainda não se sabe a quantidade de petróleo queimada nem quanto está em risco, mas o incêndio vem em um momento crítico para Cuba, quando o país se vê às voltas com uma crise econômica e a falta de combustível.
El árido que se ha echado en la zona alrededor del 🔥, impide que el 🔥 llegue a los grupos electrógenos cercanos: "El árido funciona como un cortafuegos"
— BM_21 🇨🇺💯 (@BM_21Cuba) August 6, 2022
En estos momentos se estan enfriando los 2 tanques restantes. Los depósitos están hechos de acero y aluminio.#FuerzaMatanzas pic.twitter.com/qdGDOLKkRz