- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre ataques à usina de Zaporozhie

© AP Photo / John MinchilloReunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 19 de abril de 2022, na sede das Nações Unidas, em Nova York
Reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 19 de abril de 2022, na sede das Nações Unidas, em Nova York - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Nos siga no
A Rússia solicitou nesta terça-feira (9) uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a próxima quinta-feira (11) com o objetivo de tratar sobre os ataques de Kiev à Usina Nuclear de Zaporozhie.
Um membro da delegação da Rússia na ONU informou à Sputnik que o país convocou uma sessão do Conselho de Segurança para tratar sobre o ataque ucraniano à usina, localizada em região que está sob controle do Exército russo.

"A Rússia solicitou uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU para a tarde de 11 de agosto sobre os ataques ucranianos à Usina Nuclear de Zaporizhzhya nos últimos dias e suas potenciais consequências catastróficas", disse a fonte à Sputnik.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, foi convidado para a sessão.
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Panorama internacional
Ao atacar usina nuclear de Zaporozhie, Kiev mantém toda Europa como refém, diz MRE russo
Na última sexta-feira (5), o Ministério da Defesa da Rússia denunciou que o ataque ucraniano na usina poderia ter provocado um grande incêndio e um acidente de radiação. A Defesa cobrou que as organizações internacionais "condenem as ações criminosas do governo de [Vladimir] Zelensky, que está realizando atos de terrorismo nuclear".
"Felizmente os projéteis ucranianos não atingiram as instalações de petróleo e combustível e a estação de oxigênio localizada nas proximidades, o que evitou um incêndio maior e um possível acidente de radiação na maior usina nuclear da Europa", disse o ministério, em comunicado.
O Ministério das Relações Exteriores também divulgou um comunicado na segunda-feira (8) alertando para os riscos em Zaporozhie.
"Há muito que a parte russa, por várias linhas e em diversos níveis, tem apelado para a comunidade internacional condenar de forma decisiva os ataques militares sem fim que o regime de Kiev tem efetuado contra a usina nuclear de Zaporozhie de maneira violenta [...] Eles [Kiev] escolheram como seu alvo não só os povos da Rússia e da Ucrânia. De fato, eles mantêm como reféns toda a Europa, e parece que não estão contra 'incendiá-la' em benefício de seus ídolos nazistas."
Fragmentos e um motor de foguete caíram a 400 metros ou menos de uma unidade geradora em funcionamento. Ao se aproximar das unidades geradoras, o foguete conseguiu se abrir e liberar submunições de fragmentação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала