https://noticiabrasil.net.br/20220814/o-que-estamos-vendo-e-so-o-comeco-alemaes-notam-aumentos-de-precos-ocultos-diz-midia-24189899.html
'O que estamos vendo é só o começo': alemães notam 'aumentos de preços ocultos', diz mídia
'O que estamos vendo é só o começo': alemães notam 'aumentos de preços ocultos', diz mídia
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A alta da inflação na Alemanha está cada vez mais adquirindo novas formas além do próprio preço, detalhou a agência Bloomberg, citando os aumentos nos produtos... 14.08.2022, Sputnik Brasil
2022-08-14T16:24-0300
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Os compradores alemães estão cada vez mais frustrados por tentativas sorrateiras dos varejistas de aumentar o custo dos produtos com versões mais pequenas, de acordo com as autoridades de proteção ao consumidor da Alemanha citadas pela agência norte-americana Bloomberg.Entre exemplos disso estão uma inflação de 14% para gomas e 20% para batatas fritas. Um salto de preços de 25% para algumas margarinas foi chamado por fabricantes de "passo excepcional em tempos difíceis" causado por "aumentos dramáticos de custos em toda a cadeia de fornecimento, incluindo em matérias-primas".O próprio fenômeno não é novo, mas a tática de reduzir o volume dos produtos com um preço igual, ou oferecer um desconto que não compensa pelo produto mais pequeno, tem aumentado em frequência, cita a Bloomberg. Isso tem sido particularmente evidente em Hamburgo, onde os escritórios de proteção ao consumidor registraram cerca de 100 tais queixas só nas últimas duas semanas, o que é de três a cinco vezes mais que o normal, nota.Os preços de alimentação são os maiores aceleradores da inflação, aumentando a uma taxa anual de 14% em julho, quase o dobro da alta geral de todos os produtos e serviços."O que estamos vendo agora é realmente apenas o começo", contou Armin Valet, especialista em nutrição da autoridade de proteção ao consumidor em Hamburgo, à Bloomberg, não se conseguindo lembrar de algum grupo de produtos que não seja afetado pela inflação oculta.O escritório de estatísticas da Alemanha afirma estar ciente dessas táticas, e que está incluindo as reduções dos tamanhos e volumes dos produtos nos custos de mais de 300.000 bens e serviços rastreados mensalmente.As vendas no comércio varejista alemão caíram 9,8% em junho em relação a junho de 2021, e foi registrada uma queda ainda mais acentuada nas vendas de itens não-alimentares, como móveis e eletrodomésticos ou roupas e calçados.A inflação tem continuado aumentando nos países ocidentais após o começo da operação militar especial russa na Ucrânia, particularmente devido às sanções que impuseram à Rússia, que causaram uma deterioração e escassez nas cadeias de abastecimento e uma consequente aceleração nos preços dos produtos e serviços.
https://noticiabrasil.net.br/20220704/chefe-de-sindicato-alemao-alerta-para-colapso-de-cadeias-industriais-inteiras-diz-midia-23439979.html
https://noticiabrasil.net.br/20220705/sancoes-contra-russia-tem-feito-bumerangue-e-provocam-inflacao-alta-no-ocidente-diz-jornal-23449264.html
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'O que estamos vendo é só o começo': alemães notam 'aumentos de preços ocultos', diz mídia
A alta da inflação na Alemanha está cada vez mais adquirindo novas formas além do próprio preço, detalhou a agência Bloomberg, citando os aumentos nos produtos alimentares.
Os compradores alemães estão cada vez mais frustrados por tentativas sorrateiras dos varejistas de aumentar o custo dos produtos com versões mais pequenas,
de acordo com as autoridades de proteção ao consumidor da Alemanha
citadas pela agência norte-americana Bloomberg.
Entre exemplos disso estão uma inflação de 14% para gomas e 20% para batatas fritas. Um salto de preços de 25% para algumas margarinas
foi chamado por fabricantes de "passo excepcional em tempos difíceis" causado por "aumentos dramáticos de custos em toda a cadeia de fornecimento, incluindo em matérias-primas".
O próprio fenômeno não é novo, mas a tática de reduzir o volume dos produtos com um preço igual, ou oferecer um desconto que não compensa pelo produto mais pequeno, tem aumentado em frequência, cita a Bloomberg. Isso tem sido particularmente evidente em Hamburgo, onde os escritórios de proteção ao consumidor registraram cerca de 100 tais queixas só nas últimas duas semanas, o que é de três a cinco vezes mais que o normal, nota.
Os preços de alimentação são os maiores aceleradores da inflação, aumentando a uma taxa anual de 14% em julho, quase o dobro da alta geral de todos os produtos e serviços.
"O que estamos vendo agora é realmente
apenas o começo", contou Armin Valet, especialista em nutrição da autoridade de proteção ao consumidor em Hamburgo, à Bloomberg, não se conseguindo lembrar de algum grupo de produtos que não seja afetado pela inflação oculta.
"Entre a venda de produtos em embalagens antigas e o planejamento, a produção e a entrega de novos, os preparativos para aumentos de preços ocultos levam cerca de meio ano. A experiência sugere que este golpe de encolhação será muito usado no outono, no inverno [europeus] e no início do próximo ano".
O escritório de estatísticas da Alemanha afirma estar ciente dessas táticas, e que está incluindo as reduções dos tamanhos e volumes dos produtos nos
custos de mais de 300.000 bens e serviços rastreados mensalmente.
As vendas no comércio varejista alemão caíram 9,8% em junho em relação a junho de 2021, e foi registrada uma queda ainda mais acentuada nas vendas de itens não-alimentares, como móveis e eletrodomésticos ou roupas e calçados.
A inflação tem continuado aumentando nos países ocidentais após o começo da operação militar especial russa na Ucrânia, particularmente devido às sanções que impuseram à Rússia, que causaram uma deterioração e escassez nas cadeias de abastecimento e uma consequente aceleração nos preços dos produtos e serviços.