- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA dizem que receberam resposta do Irã à proposta da União Europeia e a estão estudando

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteBandeira dos EUA tremulando no Capitólio, em Washington, D.C. EUA, 18 de julho de 2022
Bandeira dos EUA tremulando no Capitólio, em Washington, D.C. EUA, 18 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Nos siga no
O Departamento de Estado dos EUA relatou ter recebido da União Europeia a proposta do Irã para um regresso ao acordo nuclear estabelecido em 2015, mas minado em 2018 pela saída de Washington.
Os EUA receberam a resposta do Irã à proposta da União Europeia (UE) com relação ao acordo nuclear e estão estudando o acordo, disse na terça-feira (16) o Departamento de Estado.
"Recebemos os comentários do Irã através da UE e os estamos estudando". Estamos compartilhando nossos pontos de vista com a UE", revelou um porta-voz do Departamento de Estado.
Nesta terça-feira (16) Mikhail Ulyanov, representante permanente da Rússia junto às organizações internacionais em Viena, Áustria, também declarou que Teerã propôs a consagração de garantias para a preservação do acordo nuclear iraniano.
O principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, sai após conversas no Coburg Palais, local do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês) em Viena, 4 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Panorama internacional
MRE do Irã vai responder à União Europeia sobre texto final do JCPOA até o fim do dia
Se os EUA recusarem a restauração do acordo nuclear, eles não evitarão consequências, acrescentou o diplomata.
Em 2015, o Irã assinou o acordo nuclear formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) com a Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e a União Europeia. O pacto exigia que o Irã reduzisse seu programa nuclear e as reservas de urânio em troca de alívio das sanções, incluindo o levantamento do embargo de armas cinco anos após a adoção do acordo.
No entanto, em 2018, sob a administração de Donald Trump (2017-2021), os EUA abandonaram o JCPOA, levando o Irã a começar seu afastamento dos termos do acordo em 2019. Em 2021 a administração de Joe Biden reiniciou o diálogo para um acordo nuclear com o Irã, mas continuou largamente a política de sanções anti-iranianas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала