- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China está convencida de que Biden aprovou visita de Pelosi a Taiwan

© MANDEL NGAN/AFPJoe Biden, presidente dos EUA, durante reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping (fora da foto), em 2021
Joe Biden, presidente dos EUA, durante reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping (fora da foto), em 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Nos siga no
O embaixador chinês nos EUA, Qin Gang, afirmou não acreditar nas palavras de Joe Biden, segundo as quais a visita da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan não foi aprovada pela Casa Branca.

"Qin Gang rejeitou a ideia de Biden não ter aprovado a visita de Pelosi", o portal norte-americano Axios cita as palavras do diplomata, pronunciadas por ele durante um briefing a portas fechadas com veículos de imprensa dos Estados Unidos.

Segundo o portal, em meio às repercussões políticas da visita de Pelosi, o embaixador chinês apelou para Washington manter a reticência, prometendo, em caso contrário, um aumento das tensões e a recusa de Pequim ao diálogo sobre questões climáticas e de segurança nuclear.
Soldados chineses chegaram para a Rússia a fim de praticar e melhorar suas capacidades na luta contra terroristas - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
China confirma exercício militar conjunto com Rússia em meio a tensões com EUA
O embaixador também chamou de "infundadas" as mensagens sobre os planos da China de resolver a questão de Taiwan o mais rápido possível.
"A reunificação, caso seja possível, acontecerá pacificamente, enquanto a força só será empreendida em caso de emergência", disse Qin Gang.
Conforme a mensagem, Taiwan pode seguir sendo um Estado democrático fazendo, de fato, parte da China, no âmbito do princípio Um país, dois sistemas.
A visita de Pelosi a Taiwan aconteceu entre 2 e 3 de agosto, tornando-se a primeira viagem de um presidente da Câmara dos Representantes norte-americano a Taiwan desde 1997. Assim, Nancy Pelosi se tornou a funcionária norte-americana do nível mais alto a visitar a ilha em 25 anos. Enquanto o líder chinês Xi Jinping avisou os EUA de que "quem brinca com o fogo só se queima", a administração norte-americana se distanciou da visita afirmando que Pelosi toma decisões por conta própria.
Tanques e fuzileiros navais da China invadem praia em um exercício de assalto anfíbio durante exercício militar conjunto sino-russo na península de Shandong, 24 de agosto de 2005 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Panorama internacional
'Independência de Taiwan' significa guerra e levará todos a 'beco sem saída', diz embaixador chinês
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала