- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia bombardeia região de Zaporozhie novamente; maior usina nuclear da Europa não foi afetada

© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyReatores da usina nuclear de Zaporozhie
Reatores da usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2022
Nos siga no
Tropas ucranianas bombardearam a cidade de Energodar, localizada perto da usina nuclear de Zaporizhie, com artilharia pesada às 22h50 (16h50 de Brasília) nesta quinta-feira (18), disse Vladimir Rogov, membro do conselho principal da administração regional de Zaporizhie.

"Os militantes de [Vladimir] Zelensky abriram fogo maciço de artilharia pesada na cidade de Energodar a partir das 22h50", disse Rogov.

À Sputnik ele confirmou que a usina nuclear que fica na cidade, e que é a maior da Europa, não foi atingida pelos ataques ucranianos.
"Nenhum projétil atingiu o território da usina nuclear. A situação na estação está calma, a equipe está trabalhando. O nível de radiação é normal", informou.
Vice-chanceler russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy fala a jornalistas na organização, em 19 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Panorama internacional
Rússia em 'diálogo sério' com AIEA e ONU para visita à usina de Zaporozhie
As autoridades da cidade confirmaram as informações sobre o bombardeio e pediram aos moradores que se deslocassem para um local seguro.
Informações sobre os locais das explosões, bem como vítimas e danos à infraestrutura civil estão sendo especificadas, disse a administração da cidade em comunicado.
Hoje (18), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que expressou preocupação sobre a usina ao presidente da Ucrânia, com quem se encontrou juntamente ao secretário-geral da ONU, António Guterres.
"Expressamos nossa preocupação com a situação, não queremos um novo desastre de Chernobyl", disse Erdogan em entrevista coletiva após o encontro.
A central nuclear de Zaporizhie, localizada na margem esquerda do rio Dniepre, é a maior da Europa em número de unidades e produção.
Desde março, a usina está sob o controle dos militares russos. Nas últimas semanas, a Rússia acusou repetidamente a Ucrânia de bombardear a usina.
As bandeiras dos estados da ONU, dentre elas, a do Brasil, tremulam em frente ao prédio do Centro Internacional com sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria, 24 de maio de 2021 (Foto de Arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Panorama internacional
Não é seguro missão da AIEA chegar a Zaporozhie via Kiev, diz MRE da Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала