Acordo nuclear com Irã prevê multa para EUA em caso de retirada, diz Al Jazeera
13:47 19.08.2022 (atualizado: 14:41 19.08.2022)
© AP Photo / Michael GruberBandeira do Irã tremula em frente ao prédio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria, em 17 de dezembro de 2021 (foto de arquivo)
© AP Photo / Michael Gruber
Nos siga no
Os termos de reativação do programa nuclear iraniano, chamado de Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), preveem uma multa para os Estados Unidos em caso de nova retirada, informaram fontes ao canal de TV Al Jazeera.
"As propostas europeias no projeto sobre o acordo nuclear com o Irã preveem uma multa para os Estados Unidos em caso de outra retirada do acordo", disseram as fontes.
O negociador-chefe iraniano e vice-chanceler do país, Ali Bagheri Kani, disse à mídia iraniana nesta sexta-feira (19) que "o acordo prevê a impossibilidade de os EUA se retirarem por três anos se o próximo presidente norte-americano quiser".
"Anunciaremos por escrito que concordamos em reexecutar as obrigações do acordo nuclear, e, neste dia, as ordens emitidas por [Donald] Trump [ex-presidente dos EUA] contra o Irã serão canceladas. Outro ponto é que nossos materiais nucleares permanecerão no Irã até o dia em que o acordo entrar em vigor e não serão descartados", disse Kani.
© AFP 2023 / ALEX HALADAO principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, após conversas sobre o JCPOA, em Viena, na Suíça, em 4 de agosto de 2022
O principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, após conversas sobre o JCPOA, em Viena, na Suíça, em 4 de agosto de 2022. Foto de arquivo
© AFP 2023 / ALEX HALADA
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), o governo de Joe Biden, presidente dos EUA, informou que Washington não daria a Teerã novas concessões para reviver o programa. A nota, emitida pelo Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca (NSC, na sigla em inglês), rechaça publicações da imprensa sobre o assunto.
O texto também rejeita declarações do senador republicano Jim Risch, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, que chegou a sugerir que os EUA estavam considerando fornecer ao Irã garantias que incluíam encerrar a investigação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), proteger empresas ocidentais e permitir que o Irã acelere seu programa nuclear.
Nothing here is true. We would never accept such terms. We also would not have left a deal that was working only to see Iran massively accelerate its nuclear program. https://t.co/MY6uJZzCGD
— National Security Council (@WHNSC) August 18, 2022
Nada aqui é verdade. Nós nunca aceitaríamos tais termos. Também não teríamos deixado um acordo que estava funcionando apenas para assistir ao Irã acelerar massivamente seu programa nuclear.