Índia e Rússia consideram aceitar mutualmente seus sistemas de pagamento, segundo relatos
© AFP 2023 / SANJAY KANOJIAUm homem indiano segura nas mãos várias notas de 500 rupias, que perderam seu valor nominal após uma reforma do governo de Narendra Modi

© AFP 2023 / SANJAY KANOJIA
Nos siga no
A Índia e a Rússia estão discutindo a possibilidade de aceitação mútua dos sistemas de pagamento nacionais RuPay e Mir, informa o jornal Deccan Herald.
Os cartões baseados no sistema de pagamento Mir da Rússia podem ser aceitos em caixas eletrônicos na Índia e a Rússia, por sua vez, também deve abrir caminho para a aceitação do sistema de pagamento RuPay da Índia, disse o jornal neste domingo (21), citando fontes.
Uma das fontes afirmou que a aceitação mútua dos cartões dos sistemas Mir e RuPay tinha sido discutida durante a visita do assessor de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, a Moscou de 17 a 18 de agosto. Durante a viagem, Dival se reuniu com o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, bem como com o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov.
Em julho, Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional, exortou a passar para novos métodos de pagamento, inclusive o uso de moedas nacionais, como o rublo russo, yuan chinês e rupia indiana, e até não descartou o estabelecimento de nova moeda de reserva dos países do BRICS.
Em março, tanto Visa como Mastercard anunciaram a suspensão das operações na Rússia devido à operação especial na Ucrânia. Seus cartões emitidos pelos bancos russos já não funcionam fora do país nem nas lojas on-line estrangeiras.