Governo da Turquia envia 50 veículos blindados à Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia

© AFP 2023 / Karim JaafarVeículo turco BMC Kirpi na Exposição Internacional de Defesa Marítima de Doha (DIMDEX, na sigla em inglês), Doha, Catar, 21 de março de 2022
Veículo turco BMC Kirpi na Exposição Internacional de Defesa Marítima de Doha (DIMDEX, na sigla em inglês), Doha, Catar, 21 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Nos siga no
Segundo o portal Defense News, Ancara forneceu diretamente dezenas de veículos usados resistentes a minas a Kiev, além de drones Bayraktar TB-2.
O governo da Turquia entregou à Ucrânia 50 veículos resistentes a minas usados, contaram fontes governamentais e militares ao portal Defense News.
"Sob o acordo, o Ministério da Defesa Nacional turco entregou um lote inicial de 50 Kirpis à Ucrânia. Haverá mais entregas", disse uma fonte governamental ao portal, citada na segunda-feira (22).
Segundo o Defense News, a transferência foi um acordo governamental, e não com a montadora BMC, que produz os veículos em questão.
"Este acordo não envolve de forma alguma a nossa empresa. O governo de Ancara entregou um lote de Kirpis que tinha em seu inventário militar", sublinhou um funcionário da BMC.
Os veículos Kirpi 1 e Kirpi 2 são veículos blindados de transporte de pessoal equipados com amortecedores de assento, um sistema GPS, uma câmera de visão traseira e um sistema automático de extinção de incêndio. Ele possui cinco aberturas para uso de armas leves e quatro janelas à prova de balas em cada lado do compartimento de passageiros. Um dos objetivos do veículo é a proteção contra emboscadas.
Drone turco TB2 Bayraktar - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2022
Fornecimento de drones Bayraktar à Ucrânia pode prejudicar a Turquia, afirma líder de partido turco
O veículo pode ser equipado com uma metralhadora de 7,62 mm ou 12,7 mm e também está disponível com estações de armas controladas remotamente.
A Rússia começou em 24 de fevereiro uma operação militar especial com o objetivo de "desnazificação e desmilitarização" da Ucrânia, citando o perigo aos russófonos que vivem na região de Donbass e a possibilidade de Kiev atacar territórios russos, como a Crimeia ou outros. Além de impor um grande número de sanções multissetoriais, os países ocidentais têm fornecido armas à Ucrânia.
A Turquia tem tido um papel mais ambivalente, recusando impor sanções, agindo como mediadora no conflito entre a Rússia e a Ucrânia e recentemente assinando uma ampla série de acordos bilaterais com Moscou. Ao mesmo tempo, Ancara tem fornecido drones Bayraktar TB-2 às forças de Kiev.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала