'Promovem-se com as conversas com Putin': líder belarusso crítica Macron e Scholz
© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensAleksandr Lukashenko, presidente belarusso
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
/ Nos siga no
O presidente belarusso Aleksandr Lukashenko chamou o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente francês Emmanuel Macron de "moleques", que se aproveitam das suas conversas com o líder russo Vladimir Putin a fim de se promoverem.
Anteriormente, Lukashenko afirmou que na Europa já não há políticos fortes. Em particular, disse que os países da Europa Ocidental já não têm políticos da dimensão antiga, tais como Charles de Gaulle, Jacques Chirac, Helmut Kohl ou Angela Merkel.
"Scholz é um moleque que não entende nada sobre a política e até não quer entender", enfatizou Lukashenko ao comentar as declarações do líder alemão sobre o conteúdo da conversa realizada com o presidente russo.
As palavras de Lukashenko são citadas pelo site oficial do presidente belarusso.
"Tais conversas entre dois chefes de Estado têm um caráter absolutamente privado. Pode-se falar da conversa ou divulgá-la apenas com o consentimento do interlocutor. Devia ter resolvido isto com Putin, pedindo-lhe: 'Assim eu quero.' E assim por diante", supõe o presidente belarusso.
Lukashenko também lembrou que há pouco o líder francês Emmanuel Macron também "se promovia" perante os jornalistas com a sua conversa com Putin.
"Isso é infantilidade, vocês entendem? Criancice. Não se pode ser assim", disse Aleksandr Lukashenko.