- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: União Europeia cogita nova missão de treinamento para as forças de Kiev

© AP Photo / Armando FrancaHomem segurando bandeira da União Europeia com inscrição de "Ucrânia" em ação comemorativa de seu Dia de Independência em Lisboa, Portugal, 24 de agosto de 2022
Homem segurando bandeira da União Europeia com inscrição de Ucrânia em ação comemorativa de seu Dia de Independência em Lisboa, Portugal, 24 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Nos siga no
Bruxelas proporá uma nova missão de ajuda militar a Kiev, apesar de preocupações que tal ação poderá escalar as tensões com Moscou.
A União Europeia (UE) poderá oferecer às forças ucranianas treinamento de atiradores, desminagem ou de oficiais como parte de uma nova missão, segundo a agência norte-americana Bloomberg, que citou na segunda-feira (29) um documento a que teve acesso.
Essa ajuda é necessária em meio à evolução das necessidades de Kiev, aponta a Bloomberg.
"Após validação posterior pelas Forças Armadas da Ucrânia e consultas com parceiros, incluindo os EUA e o Reino Unido, uma ou várias das tarefas acima mencionadas poderiam ser apoiadas por esta missão de treinamento da UE", indica o documento, que deve ser apresentado em um encontro de ministros da Defesa dos Estados-membros da UE na noite desta segunda-feira (29).
Segundo reza o documento, se um Estado-membro da UE vizinho da Ucrânia estabelecer a missão, ela "aceleraria significativamente a implantação da missão e facilitaria a logística". Tais países incluem a Polônia, Eslováquia, Hungria e a Romênia.
O ministro da Defesa turco Hulusi Akar, segundo à esquerda, chega para uma reunião dos ministros da defesa da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, 16 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2022
Panorama internacional
UE discute com ministros da Defesa treinamento para forças ucranianas em países em torno da Ucrânia
As missões de treinamento para as forças ucranianas devem ser "complementares, e que se reforcem mutuamente", relata a mídia.
No entanto, explicou uma fonte à agência, durante um encontro de altos diplomatas do bloco na semana anterior, pelo menos um Estado-membro da UE referiu a possibilidade de tal programa escalar as tensões com a Rússia. Também foi referida como possibilidade a missão poder entrar em conflito com semelhantes programas de treinamento das forças ucranianas.
Desde que a Rússia iniciou uma operação militar especial na Ucrânia, a UE acordou alocar € 2,5 bilhões (R$ 12,65 bilhões) a Kiev em apoio militar e demais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала