'Achado inestimável': homem encontra em rio na Polônia rara espada de 1.000 anos (FOTOS)
© Foto / Pixabay / HisLoveNeverFailsEspada antiga (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / HisLoveNeverFails
Nos siga no
Szczepan Skibicki, um funcionário do Museu Militar em Bialystok, na Polônia, encontrou uma espada medieval que provavelmente data do século X d.C. enquanto fazia mergulho durante as férias.
No local, onde a descoberta foi feita, os especialistas planejam conduzir trabalhos arqueológicos.
"Me deparei com esse artefato durante as férias. Eu soube imediatamente o que era, porque essa forma não deixava margem para dúvida, foi imediatamente óbvio que era uma espada dos séculos IX-X. Ela [espada] estava em um lugar em que tinha que ser escavada, porque a permanência neste lugar podia provocar sua destruição", disse Skibicki.
O objeto foi colocado em água destilada para que não seja exposto ao oxigênio do ar. Até agora, a localização exata do achado não foi revelada, escreve portal RMF 24.
Do Muzeum Wojska w #Białystok został przyniesiony bezcenny artefakt – średniowieczny miecz – znaleziony na terenie województwa podlaskiego 👍 Na obiekt natrafił w swoim wolnym czasie pracownik muzeum Szczepan Skibicki: https://t.co/SBZ95t0bwI. pic.twitter.com/v7iiDKWd1x
— Miasto Białystok (@WBialystok) August 30, 2022
Sabe-se apenas que estava localizado na região de Podláquia, e mais pesquisas serão realizadas lá.
"Não sabemos se este é um caso único ou se há mais artefatos. Tais milagres acontecem [...] uma vez em 40 anos, porque há mais de 40 anos, quanto o rio Suprasl foi aprofundado […] também foi encontrada uma espada medieval do século XI que ainda está em nossa coleção", disse o diretor do Museu Militar, Robert Sadowski.
Ele acrescentou que do ponto de vista regional é um achado inestimável, porque revela muito sobre a localização das rotas comerciais há mil anos, ou que povos poderiam ter estado nesta área, porque a espada encontrada agora é bastante especifica.