- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Missão da AIEA parte de Kiev rumo à usina nuclear de Zaporozhie, diz agência

© Sputnik / Mídia AssociadaEntrada do território da usina nuclear de Zaporozhie, durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Energodar, na Ucrânia (foto de arquivo)
Entrada do território da usina nuclear de Zaporozhie, durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Energodar, na Ucrânia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Nos siga no
Um comboio de carros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) partiu da capital ucraniana, Kiev, em direção à usina nuclear de Zaporozhie na manhã desta quarta-feira (31), informou a agência de notícias Reuters, citando uma testemunha no local.
De acordo com a mídia, ainda não está claro quando a missão da AIEA chegará à central nuclear, que tem sido alvo de bombardeios de forças ucranianas.
A equipe da AIEA chegou a Kiev na terça-feira (30), antes de se dirigir à região de Zaporozhie. Chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, a missão vai inspecionar a usina nuclear, provavelmente até o dia 3 de setembro.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está fornecendo a logística e a segurança necessárias durante a missão, segundo Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral.

"Eles cruzarão a linha de frente [do conflito], presumo que em veículos. Nós, da Secretaria da ONU, estamos prestando assistência com logística e segurança", afirmou Dujarric.

Reatores da usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2022
Operação militar especial russa
Moscou: Kiev bombardeia usina nuclear de Zaporozhie novamente para criar ameaça de desastre nuclear
A central nuclear de Zaporozhie, localizada na margem esquerda do rio Dniepre, é a maior da Europa em número de unidades e produção.
Desde o começo de março, pouco após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, a usina está sob controle dos militares russos.
Energodar, aldeias vizinhas e a própria usina se tornaram alvo de intensos bombardeios por forças ucranianas, levantando preocupações internacionais sobre um possível desastre nuclear.
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Panorama internacional
Autoridades não descartam cenário de Chernobyl e Fukushima na usina nuclear ucraniana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала